Portal Comunique-se

Aplicativo oferece renda extra para quem cuidar da limpeza do bairro

O app AMA organiza e monitora todas as atividades executadas pelos zeladores ambientais. Entre as atividades estão a varrição de calçadas, meio fio e vias públicas, educação ambiental dos vizinhos, monitoramento de descarte irregular de lixo, verificação e limpeza de bueiros entupidos, aplicação de pesquisas sobre sustentabilidade ambiental na vizinhança e recebimento de reclamações dos moradores.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

CURITIBA – PR 30/11/2020 – Com esse modelo, as pequenas e médias cidades podem economizar até 60% na contratação de determinados serviços de limpeza urbana

A cidade de Maringá começou a experimentar um novo modelo de limpeza pública baseado na participação dos próprios moradores dos bairros. Desde o começo de outubro, a plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente está recebendo o cadastro de pessoas interessadas em serem zeladores ambientais. Cumprindo todas as atividades indicadas pelo aplicativo e uma dedicação de 6 a 8 horas semanais, o zelador ambiental pode ganhar ao menos R$ 700 mensais.

Como ser um Zelador Ambiental – Para ser um AMA, é preciso que a pessoa baixe o aplicativo (ver serviço) – seja um MEI habilitado a prestar serviços e atividades relacionadas à limpeza pública urbana – e tenha uma lista de equipamentos que são fornecidas pelo WhatsApp 44 98813.1060.

Entre as atividades do zelador ambiental estão a varrição de calçadas, meio fio e vias públicas, educação ambiental dos vizinhos, monitoramento de descarte irregular de lixo, verificação e limpeza de bueiros entupidos, aplicação de pesquisas sobre sustentabilidade ambiental na vizinhança, recebimento de reclamações dos moradores como falta de água, poda de árvores, buracos na rua, focos de dengue, entre outras ações de fiscalização e compartilhamento de conhecimento.

Como funciona – Para saber se as ações foram realizadas, a ferramenta organiza, monitora e orienta todas as ações ambientais executadas por cada zelador na sua área de atuação. Por meio de GPS, o percurso realizado é registrado junto com fotos e tags coletadas a cada tarefa. As informações são gerenciadas e compartilhadas com os gestores dos municípios conveniados, que têm acesso aos dados gerados no portal de gestão. Além da fiscalização via GPS e fotos, o serviço prestado é constantemente avaliado pelos próprios moradores da área.

Engajamento ambiental e prêmios – Além da zeladoria urbana, o app AMA também está disponível na modalidade AMA – Morador. Nesta opção, os usuários cadastrados são convidados a cumprirem ações que ajudam a preservar o meio ambiente na cidade como a separação correta do lixo, o combate aos focos de dengue e o uso racional da água. Disponível também em Cianorte e Paranaguá, o aplicativo estimula diariamente seus usuários a realizar tarefas, denunciar irregularidades e avaliar os serviços de limpeza urbana para acumular pontos e receber prêmios oferecidos por empresas parceiras.

Desenvolvimento – Segundo Marcelo Crivano, diretor da empresa Smart Citizen e idealizador da plataforma, o app está em constante aprimoramento para motivar o cidadão a adotar práticas sustentáveis e ter um engajamento efetivo quando os temas forem reciclagem, limpeza urbana e sustentabilidade. “Há mais de dois anos, trabalhamos para criar uma plataforma que integre os moradores das cidades às atividades de limpeza pública que são de responsabilidade do poder público e a logística reversa que é de responsabilidade das empresas privadas. Com esse modelo, as pequenas e médias cidades podem economizar até 60% na contratação de determinados serviços de limpeza urbana”, definiu Crivano.

Serviço:
app – AMA – AGENTES DO MEIO AMBIENTE
Valor: gratuito
Disponível na Play store
Site: http://cidadeama.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/maringaama

Website: http://cidadeama.com.br

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner