Após decisão da Justiça, Folha e O Globo tiram do ar reportagem sobre chantagem a Marcela Temer

Os jornais Folha de S. Paulo e O Globo foram obrigados a tirar do ar a reportagem sobre a chantagem a Marcela Temer. Os conteúdos foram derrubados dos sites após liminar concedida pelo juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília. A decisão ainda impede que qualquer veículo de imprensa publique o teor das mensagens de extorsão enviadas pelo hacker Silvonei de Jesus Souza à primera-dama.

Os jornais relatam que receberam a notificação oficial na manhã desta segunda-feira, 13, e, em seguida, tiraram suas reportagens do ar. Os textos veiculados na sexta-feira, 10, davam conta da chantagem que Marcela Temer sofreu no ano passado. O hacker Souza clonou o celular as contas de e-mail da primeira-dama, e passou a ameaçá-la, mencionando, inclusive, o nome do presidente Michel Temer.

(Imagem: Antonio Cruz / Agência Brasil)

Souza foi condenado em outubro a cinco anos e 10 meses de prisão por estelionato e extorsão e cumpre pena em Tremembé (SP). Os processos que falam sobre o tema são públicos e podem ser acessados pelo site do Tribunal de Justiça de São Paulo. A Folha divulga o número dos processos, que são: 0000057-20.2017.8.26.0520, 0036961-28.2016.8.26.0050, 0036960-43.2016.8.26.0050 e 0032415-27.2016.8.26.0050.

O impresso carioca do Grupo Globo revela que na noite de sexta-feira os assessores do presidente Michel Temer entraram em contato com o jornal para falar sobre o tema e enviaram uma mensagem com a reprodução da decisão judicial. Quando a mensagem chegou ao jornal, a reportagem já tinha sido publicada no site. O advogado que representa Marcela, Gustavo do Vale Rocha, escreveu na petição que o juiz deveria determinar o recolhimento das edições impressas, trecho do qual Raposo Filho não se manifestou.

O juiz decidiu que “os réus se abstenham de dar publicidade a qualquer dos dados e informações obtidas no aparelho celular da autora. Isto sob pena de multa no valor de R$ 50 mil”. Para o magistrado, os fundamentos apresentados pela defesa da primeira-dama são “relevantes e amparados em prova idônea”. “A inviolabilidade da intimidade tem resguardo legal claro”, informou o despacho.

Questionado sobre a situação, o presidente Michel Temer disse que não há censura na ação contra a Folha e O Globo.

Censura
Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) informaram que consideram a decisão do Juiz Raposo Filho censura prévia. “O conteúdo das mensagens consta do inquérito policial anexado à ação penal de Souza, que não está mais sob segredo de Justiça. As associações consideram a decisão judicial um cerceamento à liberdade de imprensa e esperam que a sentença seja revista ou reformada imediatamente, garantindo aos veículos de comunicação o direito constitucional de levar à população informações de interesse público”, ressaltaram.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) também se manifestou. “A Abraji é contra qualquer tipo de censura e reivindica a anulação da absurda decisão da 21ª Vara Cível de Brasília. Impedir repórteres de publicar reportagens é prejudicial não apenas ao direito à informação, como também ao papel do jornalista de fiscalizar o poder público. Como resumiu a presidente do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia em junho de 2015, “cala a boca já morreu, quem disse foi a Constituição”. A censura foi banida pela Carta Magna de 1988 e pelo STF em sua decisão na ADPF 130, que derrubou a Lei de Imprensa. A liberdade de imprensa e a liberdade de expressão são fundamentais em qualquer democracia”.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Projeto Deluxe alinha presença digital de cirurgiã plástica

Projeto propõe abordagem estratégica para presença digital de cirurgiãs plásticas, com foco em organização de…

19 horas ago

Aliança de quatro importantes empresas do Catar assina acordo estratégico com a gigante automotiva chinesa Chery

Uma poderosa aliança de quatro importantes empresas do Catar assinou um acordo estratégico com a…

19 horas ago

Marcado leilão da Imcopa com valor mínimo de R$ 1,7 bilhão

As duas plantas industriais da processadora de soja do Paraná e sua marca de óleo…

19 horas ago

Pé-de-Meia pode ser sacado gratuitamente no Banco24Horas

A segunda parcela do incentivo-frequência, do benefício Pé-de-Meia, já está sendo paga pelo Governo Federal…

19 horas ago

Colaboração da Mavenir com Three UK e Red Hat Dobra a Velocidade 5G em Glasgow no Lançamento do UK-First Open RAN Small Cells Roll-Out

Small cells compatíveis com Mavenir Open vRAN e O-RAN centrais para o sucesso da implantação…

19 horas ago

Brindes corporativos fortalecem estratégias de engajamento e fidelização

Empresas estão apostando em brindes corporativos personalizados para fortalecer suas marcas e estreitar o relacionamento…

19 horas ago