O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) enviou ofício solicitando audiência com o secretário municipal de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo, José Roberto Rodrigues de Oliveira. A ideia do encontro é apresentar protocolo de atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) em relação ao trabalho da imprensa. Na última semana, o repórter fotográfico Léo Pinheiro foi preso por guardas-civis em SP.
Para a entidade, é preciso evitar o cerceamento do trabalho da imprensa, assim como agressões e prisões arbitrárias. “É lamentável que a GCM esteja copiando o que há de pior na Polícia Militar do governador Geraldo Alckmin, o que inclui impedir que a imprensa registre fatos que são do interesse da população”, criticou o secretário geral do Sindicato, André Freire.
Para ver o ofício enviado pelo SJSP, clique neste link.
Entenda o caso de Léo Pinheiro
Na tarde de terça-feira, 31, o repórter fotográfico Léo Pinheiro foi preso sob acusação de “obstrução do trabalho policial”. O caso aconteceu em São Paulo quando o jornalista tentou documentar uma ação de revista da equipe da Guarda-Civil Metropolitana (GCM) com uma senhora moradora de rua.
Léo foi abordado por um guarda municipal, que ameaçou o profissional caso ele continuasse fotografando a situação. Mesmo informando que era da imprensa, o repórter foi levado ao 3° Distrito Policial em condição de preso. Depois da repercussão do caso, os guardas mudaram a versão do ocorrido e afirmaram que Léo havia sido conduzido em condição de testemunha. A situação foi denunciada pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (Arfoc-SP).
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…