cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds Arie Halpern: o novo desafio das cidades inteligentes - Portal Comunique-se
Portal Comunique-se

Arie Halpern: o novo desafio das cidades inteligentes

cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds

A reinvenção das cidades para enfrentar a era das pandemias.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner
cURL Error: Connection timed out after 10000 milliseconds

7/5/2020 – Já houve muito avanço, mas a necessidade de inserir aspectos de saúde e bem-estar nas cidades é contínua.

Uma das muitas constatações trazidas pelo surto do novo coronavírus é que as cidades modernas não foram construídas para fazer frente a uma pandemia. Neste século, já houveram surtos de Sars, Mers, Ebola, H1N1 e, agora, a Covid-19. Se, como parece, há uma era de pandemias, as cidades, assim como a economia e as relações de trabalho, terão de passar por grandes transformações.

No início do século XIX, após surtos epidêmicos de doenças como tuberculose, tifo e varíola, surgiu o chamado movimento higienista, estabelecendo padrões e medidas baseadas em aspectos de saúde. Foi a origem dos sistemas de saneamento e até padrões de ventilação e iluminação natural de ambientes fechados. O planejamento de nossas cidades sempre refletiu tendências culturais e tecnológicas predominantes e muitas das soluções urbanísticas nasceram em resposta a crises sanitárias.

Já houve muito avanço, mas a necessidade de inserir aspectos de saúde e bem-estar nas cidades é contínua. Como centros de comércio e negócios, densamente povoadas, com elevada mobilidade e totalmente conectadas, as cidades representam um enorme risco para a transmissão de doenças. Como fazer, por exemplo, com que a circulação em áreas abertas se mantenha segura para que as ruas, praças e parques não se transformem em zonas proibidas numa pandemia?

A reinvenção das cidades

Soluções que permitam adaptações rápidas em moradias e sistemas de transporte deverão ser a regra. Um exemplo na atual pandemia foi a construção do hospital Wuhan Volcan, com capacidade para 1.000 leitos. A construção, com estruturas metálicas pré-fabricadas, criadas após a Segunda Guerra Mundial, no esforço de reconstrução da Europa, não usou novas tecnologias, mas foi feita em tempo recorde. A capacidade para erguer rapidamente estruturas temporárias, capazes de abrigar milhares de pessoas, doentes ou sadias, será fundamental. Mas é preciso ir além, criando alternativas de transporte e distribuição de produtos essenciais, como comida e suprimentos médicos. Como nós, as cidades terão de se reinventar nas crises.

A tecnologia sempre teve impacto no desenvolvimento das cidades e continuarão a ter. As plataformas digitais coletam a localização geográfica, hábitos e preferências das pessoas. Com esses dados, as dimensões até então invisíveis da vida urbana se tornaram visíveis e podem ser usadas para o planejamento das cidades. Para isso, é preciso que as informações hoje geralmente consolidadas em nível nacional sejam mais segmentadas, pois, numa pandemia, a maioria das decisões para contê-la precisa ser tomada localmente.

Website: http://www.ariehalpern.com.br/o-novo-desafio-das-cidades-inteligentes/

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner
cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds