O LinkedIn divulgou, na última semana, a lista das “buzzwords” brasileiras, palavras que de tão usadas em perfis da plataforma, já perderam sua força e se tornaram chavões ou clichês. Este é o quarto ano consecutivo que a rede social profissional anuncia a lista. Pela primeira vez, “especializado” alcançou o topo do ranking e ocupou o lugar de “responsável” que liderava desde 2013.
De acordo com o LinkedIn, a iniciativa faz parte da campanha global da companhia #startsomething que acontece sempre em janeiro, mês em que os usuários fazem o maior número de atualizações nos perfis. Com a ação, a plataforma tem como objetivo incentivar as pessoas a completarem seus dados profissionais e usarem linguagem natural ao descrever suas funções e habilidades.
Para divulgar as palavras do ranking, os responsáveis pela plataforma criaram peças mostrando como seria se personalidades históricas – como William Shakespeare, Leonardo da Vinci e Cleópatra –, utilizassem esses clichês para descreverem suas habilidades.
“Empresas e candidatos buscam hoje uma melhor combinação de cultura e valores. Para que isso aconteça, é necessário que as pessoas se descrevam de forma verdadeira e espontânea, evitando palavras e frases que já viraram lugar comum”, afirma a gerente sênior de comunicação do LinkedIn para América Latina, Fernanda Brunsizian.
Confira a lista completa de buzzwords brasileiras de 2016:
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…