COMUNICAÇÃO

Bastidores: a revelação dos abusos de João de Deus

joao de deus - bastidores
(Imagem: reprodução/TV Globo)

Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo contará com painel que reunirá jornalistas envolvidos em conteúdos que desmascaram o médium João de Deus. Evento será realizado na última semana de junho, em São Paulo

Os jornalistas responsáveis pela apuração e divulgação das denúncias de abuso sexual contra o médium João de Deus estarão no 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji — que será realizado de 27 a 29 de junho, em São Paulo. Pedro Bial, que comanda o ‘Conversa com Bial’, primeiro programa a repercutir o caso; Cristina Fibe e Helena Borges, responsáveis pelas reportagens sobre o tema publicadas no O Globo e na Época dividem o auditório principal do evento. Eles prometem contar quais foram os desafios da apuração das denúncias contra o líder religioso.

No dia 7 de dezembro de 2018, o programa ‘Conversa com Bial’, exibido pela TV Globo, revelou denúncias de abuso sexual contra o médium João de Deus, feitas por diversas mulheres que frequentaram seu centro espírita localizado na cidade de Abadiânia, no interior de Goiás. No programa, por causa do tempo, foram exibidas quatro das dez entrevistas feitas por Pedro Bial e pela repórter Camila Appel.

Na manhã seguinte à revelação, o jornal O Globo publicou a íntegra de todos depoimentos colhidos pelo ‘Conversa com Bial’, além de outras duas denúncias inéditas. A divulgação das informações fez com que outras mulheres começassem a contar suas histórias. Em uma semana, segundo a revista Época, mais de 200 mulheres já haviam procurado a polícia para denunciar o médium. As acusações culminaram na prisão de João de Deus em 16 de dezembro do ano passado.

Repercussão internacional

A repercussão do caso correu o mundo. O médium, cujo nome de registro é João Teixeira de Faria, foi mentor espiritual de grandes celebridades, como Oprah Winfrey e Naomi Campbell. Jornais como o New York Times, dos Estados Unidos, e The Guardian, do Reino Unido, publicaram reportagens sobre as acusações que recaíam sobre o “curandeiro celebridade”.

Assunto em congresso de jornalismo

Quer saber mais sobre os bastidores dessa grande investigação sobre os abusos sexuais cometidos por João de Deus? Inscreva-se no 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. A programação completa do evento está disponível no site.

***** ***** ***** ***** *****

Por Natália Silva.

SOBRE O AUTOR

Abraji

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se