Bettina, comunicação vendedora e investimentos jornalísticos

Em artigo para o Portal Comunique-se, o jornalista Thiago S. Gomide cita o caso Bettina. Ele chama a atenção para o fato de agências de investimentos estarem colocando dinheiro em ações de comunicação e até em projetos jornalísticos

A Bettina saiu de mil e poucos reais para R$ 1 milhão em três anos. 11 milhões de views teve o vídeo com ela confidenciando isso – e estimulando a entender a fórmula mágica. O que considero mais interessante desse negócio é que chegou com toda força a briga de produção de conteúdo por donos de agências (bancos) de investimento/treinamentos.

Há algum tempo, a XP Investimentos, hoje do Itaú, comprou o InfoMoney. O negócio é influenciar opinião. O resto vem no barco. Há algum tempo, a Empiricus, a empresa que a Bettina trabalha e viu o milagre acontecer, investiu no Antagonista. Vejo pouca gente trazendo isso para a conversa. Dá uma pauta gigantesca.

Esse movimento não é novo no Brasil, dirá lá fora. Nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Japão, diversos grupos de investimentos em bolsa deslancham uma bolada em informação. Há, inclusive, como era de se esperar, briga por cliques. Cliques não garantem retorno, mas aumentam o alcance. O buzz. Algoritmo, baby.

Voltando à Bettina

Daí voltamos à Bettina. Ela abre a história dizendo que o tempo não está ao lado dela. Alguém que lucra R$ 1 milhão em três anos jamais deveria dizer isso. Convenhamos. Piadinha à parte, ela tem razão. Algum outro grupo vai gerar uma nova Bettina, que provavelmente irá dizer que ganhou R$ 5 milhões em duas semanas.

Quer saber? Basta pagar o curso. Os cinco segundos do comercial do YouTube são fichinhas. Bettina precisa vender. Reter. Encantar. E ser mais eficiente que a concorrência.

No Brasil, menos de um milhão de brasileiros investe na bolsa de valores. Esse número é péssimo, se compararmos com países vizinhos, como Chile e Colômbia. Gringos pesados? Nem pensar. Bettina, querendo muito, estimula o pensar sobre o ganho naquela que passou dos 100 mil pontos nesta semana e bateu recorde.

Os bancos de investimentos nos Estados Unidos, na Inglaterra, no Japão… e no Brasil precisam que esse número cresça. Por isso, treinam, informam e vendem.

O Jornal do Brasil impresso foi para a lona novamente. Omar Catito Peres vociferou que informação em papel não existe mais. Resultado: 20 jornalistas foram demitidos. Mas… dá-lhe Bettina.

***** ***** ***** ***** ******

Por Thiago S. Gomide. Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Idealizado do projeto Tá Na História e coordenador de projetos da MultiRio.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago

Poços de Caldas abriga um dos maiores complexos para eventos

Integrado aos Centros Nacional Inn de Convenções, Hotel Village Inn oferece infraestrutura que acomoda até…

3 dias ago