O blogueiro Eduardo Guimarães foi levado na manhã desta terça-feira, 21, para prestar depoimento no processo da Lava Jato. O profissional que é editor do Blog da Cidadania foi conduzido coercitivamente até a Superintendência da Polícia Federal (PF) a pedido do juiz Sérgio Moro.
Em reportagem do UOL, a assessoria da PF de São Paulo explica que o mandato foi expedido pela Justiça do Paraná a pedido da polícia federal paranaense e cumprida pelo órgão em São Paulo. Guimarães prestou depoimento acompanhado de um advogado e foi liberado em seguida.
Em post veiculado no Facebook, a equipe do blogueiro falou sobre a medida. “É lamentável viver em um país em que a liberdade de imprensa está sendo pisoteada. E em que pessoas comprometidas com a informação e com a democracia sejam submetidas a todo tipo de constrangimento, por via da lei. A Constituição Federal garante aos jornalistas liberdade de expressão e proteção de suas fontes. Não podemos permitir mais esse arbítrio”, diz o texto.
De acordo com a página Jornalistas Livres, a polícia chegou ao apartamento de Guimarães às 5h e levou o blogueiro, celulares da família e o computador pessoal do comunicador. Ele afirmou que não entendeu o motivo de ter sido levado de maneira coercitiva, já que nunca se recusou a depor. O editor acredita que a PF queria informações sobre quem repassara a ele, em maio do ano passado, a informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria levado a depor, também coercitivamente, pela Polícia Federal em São Paulo na 24ª fase da Operação Lava Jato.
“Na verdade, eles já sabem quem me passou a informação de que Lula seria levado coercitivamente e teria seus sigilos quebrados. Recebi as informações de uma fonte e eles queriam saber se eu tenho alguma ligação com a pessoa que vazou, mas não conheço essa pessoa. Disse que divulguei porque é meu trabalho jornalístico – meu trabalho é divulgar”, explicou Guimarães.
O UOL questionou a PF de São Paulo sobre a razão da condução coercitiva, mas não obteve detalhes. Nesta tarde, o blogueiro criou transmissão ao vivo para comentar o assunto.
A página Jornalistas Livres vai promover nesta noite, 21, um ato de repúdio à prisão coercitiva de Guimarães. O encontro está marcado para as 19h no Sindicato dos Engenheiros, ao lado da Câmara Municipal, em São Paulo. O evento conta com transmissão ao vivo pela Fundação Perseu Abramo.
EcoRodovias atua para chegar em 2030 com ao menos 35% de seus cargos de liderança…
A coenzima Q10 é uma molécula essencial para produção de energia e, de acordo com…
Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…
Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…
Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…
Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…