Lava Jato: blogueiro é alvo de condução coercitiva

O blogueiro Eduardo Guimarães foi levado na manhã desta terça-feira, 21, para prestar depoimento no processo da Lava Jato. O profissional que é editor do Blog da Cidadania foi conduzido coercitivamente até a Superintendência da Polícia Federal (PF) a pedido do juiz Sérgio Moro.

Em reportagem do UOL, a assessoria da PF de São Paulo explica que o mandato foi expedido pela Justiça do Paraná a pedido da polícia federal paranaense e cumprida pelo órgão em São Paulo. Guimarães prestou depoimento acompanhado de um advogado e foi liberado em seguida.

Em post veiculado no Facebook, a equipe do blogueiro falou sobre a medida. “É lamentável viver em um país em que a liberdade de imprensa está sendo pisoteada. E em que pessoas comprometidas com a informação e com a democracia sejam submetidas a todo tipo de constrangimento, por via da lei. A Constituição Federal garante aos jornalistas liberdade de expressão e proteção de suas fontes. Não podemos permitir mais esse arbítrio”, diz o texto.

De acordo com a página Jornalistas Livres, a polícia chegou ao apartamento de Guimarães às 5h e levou o blogueiro, celulares da família e o computador pessoal do comunicador. Ele afirmou que não entendeu o motivo de ter sido levado de maneira coercitiva, já que nunca se recusou a depor. O editor acredita que a PF queria informações sobre quem repassara a ele, em maio do ano passado, a informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria levado a depor, também coercitivamente, pela Polícia Federal em São Paulo na 24ª fase da Operação Lava Jato.

“Na verdade, eles já sabem quem me passou a informação de que Lula seria levado coercitivamente e teria seus sigilos quebrados. Recebi as informações de uma fonte e eles queriam saber se eu tenho alguma ligação com a pessoa que vazou, mas não conheço essa pessoa. Disse que divulguei porque é meu trabalho jornalístico – meu trabalho é divulgar”, explicou Guimarães.

O UOL questionou a PF de São Paulo sobre a razão da condução coercitiva, mas não obteve detalhes. Nesta tarde, o blogueiro criou transmissão ao vivo para comentar o assunto.

#SouContraACensura

A página Jornalistas Livres vai promover nesta noite, 21, um ato de repúdio à prisão coercitiva de Guimarães. O encontro está marcado para as 19h no Sindicato dos Engenheiros, ao lado da Câmara Municipal, em São Paulo. O evento conta com transmissão ao vivo pela Fundação Perseu Abramo.

Compartilhe
0
0
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

EcoRodovias busca ampliar pessoas negras na liderança

EcoRodovias atua para chegar em 2030 com ao menos 35% de seus cargos de liderança…

15 horas ago

Coenzima Q10 pode melhorar a energia e vitalidade

A coenzima Q10 é uma molécula essencial para produção de energia e, de acordo com…

15 horas ago

Ganhadores do Miss e Mister Tattoo Week SP 2024 são coroados

Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…

15 horas ago

Agências de publicidade analisam opções tributárias para impulsionar crescimento

Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…

15 horas ago

Investir em IA pode melhorar eficiência do setor de energia

Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…

15 horas ago

Novo podcast sobre comunicação é lançado em São Paulo

Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…

15 horas ago