CARREIRA

Bolsas em universidades dos EUA: desenvolva seu próprio projeto de reportagem

bolsas reportagem - eua
(Imagem: divulgação)

Inscreva-se agora para bolsas em universidades dos EUA e reserve um tempo para desenvolver seu próprio projeto de reportagem

Por Teresa Mioli. Texto publicado originalmente no site da Knight Center for Journalism in the Americas

Todo ano, jornalistas da América Latina e do Caribe aproveitam as oportunidades de bolsas de estudos em universidades nos EUA para explorar projetos de reportagem independentes, ideias de pesquisa ou pensar em soluções para grandes problemas da indústria. Eles estão entre os bolsistas que passam semanas, meses ou um ano acadêmico em instituições de ensino superior em todo o país.

Leia mais:

Compilamos uma lista de bolsas bem conhecidas abertas a jornalistas de todo o mundo, e algumas destinadas especialmente a profissionais latino-americanos. Elas são ordenadas por prazo de inscrição, o mais próximo primeiro. Mais bolsas para projetos de reportagem nos EUA serão acrescentadas na medida em que as datas de inscrição forem anunciadas.

Boa sorte!

Bolsa Cabot para o Programa Sulzberger de Liderança Executiva

Gestores de redações da América Latina e do Caribe são convidados a se inscrever nesta bolsa de 16 semanas para trabalhar em problemas específicos da mídia. Eles aprenderão “o design thinking e os principais conceitos de negócios que ajudam a determinar a viabilidade e a conveniência de um projeto.” A bolsa ocorre na Universidade de Columbia, em Nova York, e também no local de trabalho dos bolsistas. O prazo limite para inscrição é 4 de novembro de 2019.

Bolsas Nieman

Por dois semestres, os bolsistas assistem aulas na Universidade de Harvard, MIT e Tufts, enquanto participam de eventos do programa e colaboram com colegas. Esta bolsa está aberta a jornalistas que trabalham em mídia impressa, rádio, TV, digital e audiovisual. O prazo de inscrição internacional Nieman (para cidadãos não norte-americanos) é 1º de dezembro de 2019 e o prazo para inscrição para a bolsa de estudos Nieman (para cidadãos norte-americanos) é 31 de janeiro de 2020.

Knight-Wallace Fellowships

Bolsistas passam um ano acadêmico na Universidade de Michigan para estudar e participar de seminários e workshops, “para aprofundar o conhecimento, desenvolver novas ideias, aprender novas habilidades e enfrentar os desafios enfrentados pela indústria do jornalismo.” O prazo para inscrições internacionais é 1º de dezembro de 2019 e o prazo para inscrições para americanos é 1º de fevereiro de 2020.

Programa Knight de Jornalismo de Ciências

Durante nove meses, jornalistas explorarão ciência, tecnologia e o ofício do jornalismo no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na Universidade de Harvard e em outras instituições em Cambridge, Massachusetts e grande Boston. Os bolsistas também participarão de seminários, master classes, oficinas e publicações. As inscrições estarão abertas de 15 de novembro de 2019 a 15 de janeiro de 2020.

Bolsa Kiplinger em mídia digital

Como parte dessa bolsa, os participantes geralmente passam uma semana no campus da Ohio State University para “treinamento de ponta em ferramentas e táticas digitais dos principais especialistas do setor.” As inscrições estão abertas até 1o de dezembro de 2019.

Bolsas de jornalismo John S. Knight de Stanford

Bolsistas trabalham em um projeto que aborda um dos “problemas mais urgentes que o jornalismo enfrenta.” Isso inclui desinformação, prestação de contas, deserto de notícias e notícias locais, e a luta contra preconceitos, intolerância e injustiça. Os bolsistas terão acesso a aulas na Universidade de Stanford. As inscrições internacionais estão abertas até 4 de dezembro de 2019. O prazo para inscrições de cidadãos dos EUA é 30 de janeiro de 2020.

Bolsas Knight-Bagehot em Jornalismo de Economia e Negócios

Neste programa de um ano, bolsistas vão assistir a cursos na Escola de Jornalismo de Columbia, assim como nas escolas de Negócios, Direito e Relações Internacionais. Também vão participar de seminários com profissionais de mídia, corporações e tecnologia e se reunir com CEOs de mídia, editores e empreendedores do jornalismo. Funcionários editoriais de organizações de notícias como jornais, revistas, agências, meios digitais, televisão e rádio, assim como freelancers, estão convidados a se inscrever. As inscrições vão até 31 de janeiro de 2020.

SOBRE O AUTOR

UT Knight Center

UT Knight Center

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin é um programa de extensão e capacitação profissional para jornalistas na América Latina e no Caribe. Organiza programas de treinamento que já beneficiaram milhares de jornalistas e professores de jornalismo nas Américas. O Centro Knight também ajudou a criar uma nova geração de organizações jornalísticas independentes. Essas organizações têm desenvolvido programas de treinamento auto-sustentáveis com o objetivo de aumentar os níveis éticos e profissionais do jornalismo, contribuindo assim ao aprimoramento da liberdade de imprensa e da democracia no hemisfério. O Knight Center publica um blog trilíngue em português, espanhol e inglês que cobre temas ligados ao jornalismo e à liberdade de imprensa na América Latina e no Caribe.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se