Lançada na manhã desta sexta-feira, 21, a mais nova edição da Revista Oeste conta com texto produzido por um novo colaborador. O artigo intitulado “Punição, corrupção e malcriação” marca a estreia de Caio Coppolla como articulista da publicação digital dirigida pela jornalista Branca Nunes.
Leia mais:
- Tino Marcos torna-se professor de curso online
- Fenaj apoia jornalistas da Folha de S. Paulo
- Jovem Pan tem nova equipe esportiva em Campinas
Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Coppolla aproveitou para analisar colegas de profissão em sua primeira colaboração para a Revista Oeste. Aberto a todos os leitores (com os demais conteúdos da atual edição sendo restritos aos assinantes), o artigo critica o que ele define como “facção dos advogados pela impunidade”.
O mais novo articulista da revista digital cita, por exemplo, o que chama de “privilégio” concedido ao advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, diante de determinados tribunais. Lembra ainda que, antes de chegar ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso surgiu na Corte como advogado do terrorista italiano Cesare Battisti.
Em outro trecho, Coppolla analisa a fala de outro advogado. Recentemente, Antônio Claudio Mariz viralizou nas redes sociais ao questionar: “se o crime já aconteceu, de que adianta punir?”. Diante disso, o colunista afirma ser “de imaginar a falta de educação que impera no lar da família Mariz, onde aparentemente a advertência, a repreensão e a punição em geral são vistas como mecanismos inúteis para desestimular, dissuadir e — por que não — combater o mau comportamento”.
Transformou-se rapidamente numa das principais vozes em defesa da democracia e da liberdade no Brasil — Branca Nunes sobre Caio Coppolla
Na carta ao leitor da edição desta semana, a diretora de redação Branca Nunes elogia o reforço que chega ao time da Revista Oeste. “Coppolla transformou-se rapidamente numa das principais vozes em defesa da democracia e da liberdade no Brasil. São valores que Oeste defende desde seu nascimento, e que merecerão especial atenção neste 2022 que se inicia.
Caio Coppolla: Revista Oeste e Jovem Pan
Agora articulista da Revista Oeste, Caio Coppolla segue como contratado do Grupo Jovem Pan. Na JP News TV, ele apresenta o ‘Boletim Coppolla’, que, conforme noticiado anteriormente pelo Portal Comunique-se, é exibido em pleno horário nobre da televisão brasileira. O programa marca o retorno dele à empresa de Tutinha após mais de um ano como comentarista da CNN Brasil, onde participou do quadro ‘O Grande Debate’.
Caio Coppolla torna-se, assim, mais um profissional a trabalhar simultaneamente nos dois veículos de comunicação. Outros quatro colunistas da Revista Oeste também são colaboradores da Jovem Pan: Ana Paula Henkel, Augusto Nunes (que integra o conselho editorial da publicação digital), Guilherme Fiuza e Rodrigo Constantino.
Na Revista Oeste, além dos nomes já mencionados, Coppolla passa a ter profissionais talentosos como colegas de trabalho. É o caso de Dagomir Marquezi, repórter especial e colunista para assuntos relacionados à tecnologia e à inovação. A equipe conta, ainda, com figuras como o repórter Edilson Salgueiro, o editor-assistente Cristyan Costa e a editora Paula Leal.
Leia também: Um panorama sobre a crise da mídia impressa no Brasil