O Metro Jornal foi premiado com medalha de prata na seleção anual da Society for News Design (SND), pela capa publicada em 12 de janeiro de 2016, que homenageou o cantor David Bowie. A organização internacional honra trabalhos visuais em publicações do mundo todo e é conhecida como o “Oscar” do design, conforme informa o veículo premiado.
Produzida pelo editor-executivo de arte Vitor Iwasso e pelo editor-chefe Luiz Rivoiro, a capa foi publicada após a morte de David Bowie e ilustra todos os estilos do músico, por meio de seus penteados. “Nosso objetivo foi homenagear o grande artista que Bowie era e mostrá-lo como realmente era: um ‘Camaleão’”, explica Rivoiro.
A capa circulou em 500 mil exemplares nas nove edições do jornal da data em que foi publicada. Segundo o Metro, neste ano, mais de 6,5 mil trabalhos estão inscritos na premiação. “A medalha de prata é dada ao trabalho que apresenta um nível elevado de execução, originalidade de conceito ou um ótimo trabalho feito com alto grau de dificuldade”, afirma a publicação.
O resultado oficial da 38ª edição da SND será divulgado no final de março. A lista com todos os ganhadores anuais do premio internacional pode ser conferida neste link.
A criação do Metro, jornal de circulação gratuita que no Brasil é controlado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, não foi a única capa brasileira produzida em 2016 que teve reconhecimento internacional. Na mesma premiação – a Society for News Design -, há três meses foi divulgado que a melhor capa do ano foi veiculada pela Gazeta do Povo, veículo com sede em Curitiba. A conquista foi na categoria “diários e semanários”. O trabalho em questão usou imagem de Valter Campanato, da Agência Brasil, com o então ministro-chefe da Casa Civil Jacques Wagner e a então presidente Dilma Rousseff com feições assustadas, atrás da cortina do Palácio do Planalto.