O jornalista Carlos Nascimento está de volta ao SBT. Conforme divulgado pela própria emissora na noite de quarta-feira, 23, ele será o responsável por moderar debates eleitorais que serão realizados em parceria com outros veículos de comunicação. Pelos lados da CNN Brasil, a novidade da vez é que Glória Vanique passará a ser a titular de uma atração semanal de entrevistas. Além da dupla, confira, abaixo, outras ‘Notinhas’ sobre movimentações na imprensa, sobretudo no telejornalismo e no meio radiofônico brasileiro.
Leia mais:
- Mulheres-executivas reforçam os times da NR-7, WMcCann e SmartPR
- Estadão é acusado de plagiar mais de 40 textos de site de automobilismo
- Documentários relembra assassinatos de jornalistas no interior do país
Carlos Nascimento volta ao SBT
Dono de navio de luxo em Barra Bonita, no interior de São Paulo, e novamente escalado para projetos no SBT, canal de onde saiu no fim de 2020. O jornalista Carlos Nascimento voltará a aparecer na tela do Sistema Brasileiro de Televisão ao decorrer do segundo semestre, quando terá a missão de moderar os debates eleitorais que a emissora irá promover em parceria com a revista Veja, o jornal Estadão e a rádio Nova Brasil FM. O acerto com o âncora foi divulgado em reportagem do ‘SBT Brasil’.
SBT define regras dos Debates Eleitores e exibições serão aos sábados à noite; confira pic.twitter.com/VbnZuOD6FP
— Didigo Santini (@DidigoSantini) March 24, 2022
Glória Vanique no ‘CNN Nosso Mundo’
Ex-Globo, Glória Vanique voltará a ser titular de uma atração na grade da CNN Brasil. A partir do próximo sábado, 26, ela assume a função de apresentadora do ‘CNN Nosso Mundo’, produção semanal de entrevistas. No cargo, ela substituirá Luciana Barreto, que passará a ancorar o ‘Visão CNN’ ao lado de Sidney Rezende. Glória não será a única novidade da atração. Gerente de conteúdo da área de planejamento do canal, Letícia Vidica irá compor o time de entrevistadoras ao lado de Lia Bock e Rita Wu.
Mais movimentações na televisão
Em São Paulo, Fabio Piperno resolveu deixar de vez o time de comentaristas esportivos do BandSports. A partir de agora, ele será colaborador exclusivo do Grupo Jovem Pan, podendo ser escalado para programas do rádio e da TV Jovem Pan News. Atualmente, no conglomerado, ele já é integrante do ‘3 em 1’. A decisão do jornalista foi divulgada em primeira mão por Flávio Ricco, no R7, e confirmada posteriormente pelo próprio Piperno nas redes sociais.
No Rio Grande do Norte, a movimentação envolve as afiliadas de Globo e SBT. Isso porque na última semana, a apresentadora Lídia Pace pediu demissão da InterTV Cabugi (Globo), onde estava havia 16 anos. No fim de semana, ela revelou porque tomou tal decisão: vai reforçar o time da TV Ponta Negra, parceira do SBT em solo potiguar. “De volta para a casa”, comemorou a âncora, que reestreará “em breve” um projeto na emissora.
Nova afiliada da TV Cultura no Acre
No mesmo mês em que viu a sua mantenedora, a Fundação Padre Anchieta, reeleger José Roberto Maluf como presidente, a TV Cultura de São Paulo promoverá uma novidade (e no Norte do país). A partir da próxima segunda-feira, 28, a emissora contará com uma nova afiliada em Rio Branco, capital do Acre. Da data em diante, a TV Rio Branco terá liberdade para incluir em sua grade produções geradas pela TV Cultura, como ‘Roda Viva’, ‘Jornal da Cultura’ e atrações infantis.
Do telejornalismo para as assembleias legislativas?
Depois de Philipe Lemos e Matheus Ribeiro, mais um âncora que chegou à bancada do ‘Jornal Nacional’ resolveu ingressar na política partidária. Mário Motta, que chegou a ser homenageado pela Globo por ser o apresentador mais longevo em um jornalístico de afiliada, se filiou ao PSD e anunciou pré-candidatura a deputado estadual de Santa Catarina. Por mais de 35 anos, ele comandou o ‘Jornal do Almoço’, da NSC (antiga RBS) em Florianópolis.
Enquanto Motta tentará ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa catarinense, André Rocha almeja se tornar deputado estadual em Minas Gerais. Semanas após ser notícia por ter chorado ao avisar que havia sido demitido da Record TV, onde trabalhou por 14 anos, ele decidiu investir em política. Ao participar do ‘Bora Podcast’, explicou os motivos que o levaram a tentar representar o povo mineiro no Legislativo local. Antes, a colunista Edilene Lopes, do site da Rádio Itatiaia, avisou que o comunicador ainda não se filiou a nenhum partido, mas deverá compor a base de apoio ao governador Romeu Zema (Novo), que buscará a reeleição em outubro.
Novidades também em emissoras de rádio
A Rádio Verdes Mares do Ceará evoluiu desde o último dia 14. Conhecida pelo apelido Verdinha, a emissora passou a ir além do dial e começou a ter boa parte de sua programação transmitida ao vivo na televisão, por meio da TV Diário (canal 22 de Fortaleza). “Essa expansão transforma a Verdinha em um grande modelo de jornalismo popular. O público passará a contar com mais conteúdo jornalístico, incluindo reportagens especiais direto das principais regiões do estado e mais comentários”, declarou o diretor comercial e marketing do Sistema Verdes Mares (empresa que controla a Verdinha e a TV Diário), Erick Picanço. A programação da Verdinha na televisão vai ao ar diariamente, das 5h às 20h.
A rádio Mais Brasil News, do Distrito Federal, começou a semana com dois novos jornalistas em seu time de comentaristas. Desde segunda-feira, 21, Alessandro Saturno participa do ‘Primeira Edição’, com “notícias quentes”; além disso, colaborará com reportagens para o site da emissora. Com 32 anos de serviços prestados ao jornalismo, sobretudo com atuação na cobertura dos bastidores do poder, José Marcelo Santos reforça o noturno ‘1Hora News +30 minutos de Política’, onde tece comentários sobre política e economia; ele assinará a coluna online ‘Ponto e Vírgula’.
Despedidas em Fortaleza e Goiânia
O cinegrafista Orlando “Pelanca” Silva morreu na terça-feira, 22, em decorrência de um câncer diagnosticado há dois anos. No decorrer da última década, Pelanca atuou na RedeTV em Fortaleza, realizando trabalhos em parceria com o repórter Emerson Tchalian, que o homenageou durante o ‘Alerta Nacional’ da ocasião. “Ele foi um guerreiro, lutou demais”, afirmou o emocionado Tchalian.
Ver essa foto no Instagram
Em Goiânia, o luto se deu por causa da morte de Barbosinha. Aos 75 anos, ele não resistiu a uma cirurgia em decorrência de inflamação na região abdominal e faleceu na quarta-feira, 23. O comunicador trilhou carreira no rádio de Goiânia. Ultimamente, era locutor da Rádio Sucesso, que chegou a divulgar que levaria ao ar atrações previamente gravadas pelo profissional até 13 de abril. Tal decisão, contudo, foi revista pela direção da emissora, informou o portal Mais Goiás.
Leia também: Quais são os 20 canais mais assistidos da TV paga?
E mais: Você sabia? A televisão brasileira ganhou cores há 50 anos
E ainda: Emissoras de rádio de SP registram mais de 2 milhões de alcance