cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds Cervejarias artesanais apresentam crescimento no Brasil - Portal Comunique-se cURL Error: Connection timed out after 10000 milliseconds
Portal Comunique-se

Cervejarias artesanais apresentam crescimento no Brasil

nutra brasil - topo mega banner
cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds

O mercado de cervejas artesanais apresenta crescimento no Brasil, de acordo com o Anuário da cerveja 2022, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, 180 novas fábricas foram abertas no país, representando um aumento de 11,6% em comparação ao ano de 2021. Além disso, o anuário aponta que 722 municípios já contam com cervejarias próprias.

Com base nos dados levantados, a tendência de concentração de cervejarias na região Sudeste continua, com 798 estabelecimentos registrados, correspondendo a 46,2% do total de cervejarias no Brasil. Historicamente, o setor é importante para a economia do país, gerando mais de 42 mil empregos diretos, onde, apenas a região sudeste detém 57,8% dos empregos diretos.

  • João Granja, engenheiro de produção e sócio-fundador da Cervejaria Mohave, localizada no Rio de Janeiro, afirma que a gestão de capacidade em um mercado em constante expansão é desafiadora: “à medida que o mercado e a demanda aumenta, manter o equilíbrio entre a produção e a capacidade é um desafio constante”, explica: “A falta de capacidade pode resultar em perda de oportunidades de vendas, enquanto o excesso de capacidade pode levar a custos desnecessários”.

    Uma das soluções que Granja enfatiza é a adoção de tecnologia avançada na produção e na gestão da cadeia de suprimentos: “ferramentas de automação e análise de dados desempenham um papel fundamental na otimização da capacidade de produção”, afirma o engenheiro de produção, e adiciona: “isso permite às cervejarias ajustar rapidamente sua produção de acordo com as flutuações da demanda”.

    Outro ponto crucial abordado por Granja é a importância da colaboração entre as cervejarias artesanais: “em um mercado em crescimento, a cooperação entre os produtores pode ser benéfica para atender à demanda sazonal ou a picos inesperados”, observa. Para João, essa cooperação pode incluir compartilhamento de instalações de produção ou logística.

    A sustentabilidade também é um aspecto destacado por Granja: “à medida que as cervejarias artesanais crescem, é essencial considerar o impacto ambiental”, afirma: “a eficiência energética e a gestão responsável dos recursos são fatores que não devem ser ignorados”.

    Ainda que existam desafios, João Granja afirma que são obstáculos superáveis, desde que haja planejamento estratégico e investimento em tecnologia e colaboração. Para o especialista, o mercado de cervejas artesanais no Brasil está cheio de oportunidades, e finaliza: “aqueles que conseguirem gerenciar, de forma eficaz, sua capacidade, estarão bem posicionados para prosperar neste cenário dinâmico”.

Compartilhe
0
0
nutra brasil - topo mega banner
cURL Error: Connection timed out after 10001 milliseconds