Cliente da NET vai à Justiça e ganha desconto por ficar sem Record, Rede TV e SBT

A Justiça determinou que a operadora de TV por assinatura NET dê desconto na mensalidade de uma cliente de São Paulo após a saída das emissoras SBT, Record TV e RedeTV do pacote oferecido pela operadora. A decisão foi tomada por juiz do Foro Regional de Itaquera, na zona leste da capital, que concluiu que a operadora deve descontar R$ 7,50 por mês, o que corresponde a R$ 2,50 por cada emissora da Simba Content. As informações são do Estadão.

Defesa da autora do processo, Amelia Ezequiel justificou que foram contratados “os serviços mencionados” no contrato inicial e que “há desequilíbrio na relação contratual quando uma das partes reduz o escopo do serviço, mas mantem o mesmo preço”.

Ao conceder o desconto, o juiz responsável pela decisão determinou que a operadora deverá reembolsar a cliente pelo valor adicional pago desde que as emissoras saíram do pacote de canais. Também foi informado que a NET não deve restabelecer o sinal das emissoras, já que isso é negociação à parte. Ele negou indenização por danos morais “pois os fatos narrados não se qualificam a ponto de representar ofensa a sua honra ou dignidade”, tratando-se apenas de um “aborrecimento”.

Em 30 de abril, o sinal analógico de televisão foi desligado em São Paulo. Desde a data, o SBT, a Record e a RedeTV passaram a cobrar das operadoras a exibição de seus conteúdos na TV à cabo. As prestadoras de serviço NET, Sky e Vivo se recusaram a pagar o valor e, portanto, excluíram as emissoras de seu catálogo. Se não houver acordo entre as emissoras e as empresas de telecomunicação outras cidades podem ser afetadas, à medida que o desligamento analógico for feito no país.

O processo vencido pela consumidora não é exclusividade quando se trata da reclamação de clientes quanto a postura das operadoras sobre o assunto. No início deste mês o Ministério Público Federal (MPF) em Osasco, município da Grande São Paulo, instaurou investigação para apurar possíveis violações aos direitos dos consumidores após clientes reclamarem que, mesmo com a redução dos pacotes a partir da exclusão das emissoras, as empresas continuam cobrando os valores integrais das mensalidades.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Extinção da DIRF exige preparação de empresas

O fim da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte promete reduzir a…

13 horas ago

Expansão dos carros clássicos gera novos negócios globais

Setor cresce 8,7% ao ano e atrai investidores no Brasil e no mundo

13 horas ago

Join Ads leva ativações e palestra sobre mídia programática ao RD Summit 2024

Douglas Baccan e Rafa Russo falaram sobre o mercado no palco business; no estande, 'máquina…

13 horas ago

Ativos naturais podem ajudar a prevenir infecções urinárias

As infecções do trato urinário afetam muitas mulheres, em especial aquelas que têm episódios recorrentes.…

13 horas ago

Teste global: avaliação dos modelos híbridos off-road JETOUR T1 e T2 i-DM

JETOUR apresentou os modelos T1 e T2 i-DM na JETOUR Global Travel+ Conference 2024, onde…

13 horas ago

JV Indústria segue com seu plano de expansão comercial

Empresa jacareiense segue seu plano de expansão comercial, agora com foco na construção civil

13 horas ago