Opinião

Clube SuaTV: evento discute ideias sobre comunicação interna

Nesta quarta-feira, 20, o Comunique-se realizou o Clube SuaTV, encontro de profissionais que possuem a solução SuaTV em suas empresas. Evento foi marcado por trocas de ideias sobre ações voltadas à comunicação interna

Formação de conselho editorial para discutir ações e dividir “dores” de quem lida com a comunicação interna. Assim pode ser definida a primeira edição do Clube SuaTV, realizado pelo Comunique-se na manhã desta quarta-feira, 20, na sede da empresa em São Paulo. Com clima descontraído, o encontro teve como objetivo principal promover troca de experiências com quem faz da arte de se comunicar com os colaboradores em trabalho profissional. O evento reuniu profissionais que utilizam a SuaTV, solução desenvolvida pelo grupo Comunique-se. A forma como cada utiliza a plataforma em seus seus segmentos também foi debatida. Adaptações a serem feitas na ferramenta e as tendências do mercado complementaram a pauta.

A condução do evento Clube SuaTV

Logo no início, houve café da manhã com os convidados. Recepcionados por Luana Brazão, analista de sucesso do cliente da SuaTV, eles falaram sobre o que fazem em suas empresas. Na sequência, Ralph Pereira, supervisor da solução do Comunique-se, foi o responsável pela abertura do evento. Ele falou sobre as inovações que estão sendo desenvolvidas pela marca, como futuras integrações. Ao terminar sua apresentação, o executivo passou a palavra para Mônica Paiva, diretora de gente & gestão do Comunique-se.

Coube a Mônica a função de moderadora do Clube SuaTV. Entre outros pontos, ela explicou como ajudou a melhor a comunicação da própria empresa. Como a ação foi feita? Com a empresa fazendo melhor uso da própria ferramenta. Mônica idealizou o projeto que transformou um colaborador de cada área em “repórter”. São eles, desde então, quem “apuram” informações de seus respectivos setores e alimentação a programação da SuaTV. Em meses, o modelo criou uma disputa sadia: de ser o “repórter da área” que mais envia matérias.

clube suatv - comunique-se - comunicação interna - convidadosclube suatv - comunique-se - comunicação interna - convidados
Convidados do Clube SuaTV. Evento foi realizado na sede do Comunique-se, em São Paulo (Imagem: Gean Santos)

Dinâmicas e roda de conversa

Casa de ferreiro, espeto de… ferro. Depois de abordar o uso da SuaTV pelo próprio Comunique-se, Mônica Paiva propôs momento de interação em duplas entre os convidados. Eles tinham que conversar entre si e compartilhar o que têm feito em suas empresas e quais as dificuldades encaradas. Após 5 minutos, começou uma conversa geral onde todos compartilharam os maiores desafios e, principalmente, revelaram seus próprios cases de sucesso em termos de comunicação interna.

Um dos principais pontos de dificuldade foi o de segmentação do conteúdo para o público. Coordenador de comunicação, eventos e marketing da Rede Jesuíta de Escolas, Tiago Agostinho compartilhou suas especificações enquanto cliente da SuaTV. Isso porque possui diversos públicos internos. Ele tem de conversar com alunos, docentes, funcionários administrativos e pais de estudantes. Nem sempre a melhor opção é compartilhar o mesmo conteúdo com todos os públicos, comentou.

Assistente de comunicação interna do Renaissance São Paulo Hotel, Gabriela Oliveira explicou como funciona a comunicação interna da empresa. Há, conforme evidenciou, um caso interessante, que conta com a ajuda dos funcionários. Além de falar que no Renaissance cada ponto TV corporativa possui conteúdo devido a sua localização, ela contou que os colaboradores são embaixadores da marca e gostam de participar enviando dicas de lugares interessantes que conheceram.

Tendências de mercado

Depois da troca de experiências sobre como cada um lida com seus processos de comunicação interna, chegou a hora de discutir para onde o mercado se encaminha. Mônica Paiva trouxe diversas tendências para a conversa. Gamificação, comunicação por WhatsApp, utilização de vídeos e, até mesmo, quizzes e uso de QR Codes que redirecionam o público para aplicativos ou notícias interessantes.

À frente do time de comunicação e marketing da Salmeron, Giovana Gushikem afirmou que a comunicação por WhatsApp tem sido bastante efetiva, fazendo com os colaboradores se sintam parte da empresa. Ela também compartilhou que existem duas vertentes para comunicação pelo WhatsApp: o ‘RH Informa’, que transmite comunicados mais formais; e o de ‘Comunicação’, mais descontraído, que aparece quando, por exemplo, alguém comemora aniversário de casa.

Um pensamento foi comum entre os participantes da primeira edição do Clube SuaTV. Para eles, é necessário maturidade e boas estratégias para começar a trabalhar a comunicação interna de forma digital.

O que esperar dos próximos encontros

Ao final da roda de conversa — após trocas de experiências, questionamentos e insights –, houve uma breve confraternização. Os convidados se sentiram mais à vontade para compartilhar um pouco do dia a dia de suas demandas cotidianas enquanto profissionais de comunicação interna.

A ideia é que o Clube SuaTV seja realizado de três em três meses. As empresas que aderem à solução SuaTV serão posteriormente convidados para sediar edições do encontro. Assim, in loco, mostraram o que é feito de interessante, como é a rotina e o impacto da SuaTV no dia a dia dos colaboradores. Criando-se, por fim, laço de comunicação constante entre esses profissionais.

Leia mais:

Compartilhe
0
0
Stéphanie Freitas

Publicitária. Formada pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec) e pós-graduanda em marketing digital, negócios e estratégia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Com experiência em tecnologia da informação, redes sociais e marketing de conteúdo, trabalhou por sete anos na Fumec e nove meses na agência Dowbis, ambas baseadas em Belo Horizonte. Ligada a questões sociais, liderou projeto online voltado a adoção de animais. Trocou a capital mineira pela cidade de São Paulo e integrou a equipe de marketing digital do Grupo Comunique-se de fevereiro de 2019 a meados de 2020.

Recent Posts

Prestex, Senai e LATAM Cargo oferecem imersão em Logística

Prestex investe para oferecer experiência prática na formação dos novos profissionais, com cases reais da…

18 horas ago

Por economia, produtos recarregáveis ganham força no mercado

Mercado global deve atingir US$ 150 bi até 2030; pilhas e baterias recarregáveis oferecem custo-benefício e menor…

18 horas ago

Franquias logísticas se expandem no Brasil

Com o crescimento do e-commerce e a interiorização da demanda por entregas, franquias logísticas ganham…

18 horas ago

Most apresenta soluções financeiras na FEBRABAN TECH

Most apresenta tecnologia para análise de documentos e aceleração do onboarding digital durante o evento…

18 horas ago

Mayo Clinic estará presente na Expo-Hospital Brasil

Evento, que será realizado entre 23 e 25 de setembro, tem o objetivo de elevar…

18 horas ago

Existe um Lugar: nova série de Tatiana D’Angello estreia no Youtube e Instagram

O primeiro episódio traz uma entrevista com a jornalista Bia Lima direto do Pão de…

18 horas ago