Opinião

Clube SuaTV: evento discute ideias sobre comunicação interna

Nesta quarta-feira, 20, o Comunique-se realizou o Clube SuaTV, encontro de profissionais que possuem a solução SuaTV em suas empresas. Evento foi marcado por trocas de ideias sobre ações voltadas à comunicação interna

Formação de conselho editorial para discutir ações e dividir “dores” de quem lida com a comunicação interna. Assim pode ser definida a primeira edição do Clube SuaTV, realizado pelo Comunique-se na manhã desta quarta-feira, 20, na sede da empresa em São Paulo. Com clima descontraído, o encontro teve como objetivo principal promover troca de experiências com quem faz da arte de se comunicar com os colaboradores em trabalho profissional. O evento reuniu profissionais que utilizam a SuaTV, solução desenvolvida pelo grupo Comunique-se. A forma como cada utiliza a plataforma em seus seus segmentos também foi debatida. Adaptações a serem feitas na ferramenta e as tendências do mercado complementaram a pauta.

A condução do evento Clube SuaTV

Logo no início, houve café da manhã com os convidados. Recepcionados por Luana Brazão, analista de sucesso do cliente da SuaTV, eles falaram sobre o que fazem em suas empresas. Na sequência, Ralph Pereira, supervisor da solução do Comunique-se, foi o responsável pela abertura do evento. Ele falou sobre as inovações que estão sendo desenvolvidas pela marca, como futuras integrações. Ao terminar sua apresentação, o executivo passou a palavra para Mônica Paiva, diretora de gente & gestão do Comunique-se.

Coube a Mônica a função de moderadora do Clube SuaTV. Entre outros pontos, ela explicou como ajudou a melhor a comunicação da própria empresa. Como a ação foi feita? Com a empresa fazendo melhor uso da própria ferramenta. Mônica idealizou o projeto que transformou um colaborador de cada área em “repórter”. São eles, desde então, quem “apuram” informações de seus respectivos setores e alimentação a programação da SuaTV. Em meses, o modelo criou uma disputa sadia: de ser o “repórter da área” que mais envia matérias.

Convidados do Clube SuaTV. Evento foi realizado na sede do Comunique-se, em São Paulo (Imagem: Gean Santos)

Dinâmicas e roda de conversa

Casa de ferreiro, espeto de… ferro. Depois de abordar o uso da SuaTV pelo próprio Comunique-se, Mônica Paiva propôs momento de interação em duplas entre os convidados. Eles tinham que conversar entre si e compartilhar o que têm feito em suas empresas e quais as dificuldades encaradas. Após 5 minutos, começou uma conversa geral onde todos compartilharam os maiores desafios e, principalmente, revelaram seus próprios cases de sucesso em termos de comunicação interna.

Um dos principais pontos de dificuldade foi o de segmentação do conteúdo para o público. Coordenador de comunicação, eventos e marketing da Rede Jesuíta de Escolas, Tiago Agostinho compartilhou suas especificações enquanto cliente da SuaTV. Isso porque possui diversos públicos internos. Ele tem de conversar com alunos, docentes, funcionários administrativos e pais de estudantes. Nem sempre a melhor opção é compartilhar o mesmo conteúdo com todos os públicos, comentou.

Assistente de comunicação interna do Renaissance São Paulo Hotel, Gabriela Oliveira explicou como funciona a comunicação interna da empresa. Há, conforme evidenciou, um caso interessante, que conta com a ajuda dos funcionários. Além de falar que no Renaissance cada ponto TV corporativa possui conteúdo devido a sua localização, ela contou que os colaboradores são embaixadores da marca e gostam de participar enviando dicas de lugares interessantes que conheceram.

Tendências de mercado

Depois da troca de experiências sobre como cada um lida com seus processos de comunicação interna, chegou a hora de discutir para onde o mercado se encaminha. Mônica Paiva trouxe diversas tendências para a conversa. Gamificação, comunicação por WhatsApp, utilização de vídeos e, até mesmo, quizzes e uso de QR Codes que redirecionam o público para aplicativos ou notícias interessantes.

À frente do time de comunicação e marketing da Salmeron, Giovana Gushikem afirmou que a comunicação por WhatsApp tem sido bastante efetiva, fazendo com os colaboradores se sintam parte da empresa. Ela também compartilhou que existem duas vertentes para comunicação pelo WhatsApp: o ‘RH Informa’, que transmite comunicados mais formais; e o de ‘Comunicação’, mais descontraído, que aparece quando, por exemplo, alguém comemora aniversário de casa.

Um pensamento foi comum entre os participantes da primeira edição do Clube SuaTV. Para eles, é necessário maturidade e boas estratégias para começar a trabalhar a comunicação interna de forma digital.

O que esperar dos próximos encontros

Ao final da roda de conversa — após trocas de experiências, questionamentos e insights –, houve uma breve confraternização. Os convidados se sentiram mais à vontade para compartilhar um pouco do dia a dia de suas demandas cotidianas enquanto profissionais de comunicação interna.

A ideia é que o Clube SuaTV seja realizado de três em três meses. As empresas que aderem à solução SuaTV serão posteriormente convidados para sediar edições do encontro. Assim, in loco, mostraram o que é feito de interessante, como é a rotina e o impacto da SuaTV no dia a dia dos colaboradores. Criando-se, por fim, laço de comunicação constante entre esses profissionais.

Leia mais:

Compartilhe
0
0
Stéphanie Freitas

Publicitária. Formada pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec) e pós-graduanda em marketing digital, negócios e estratégia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Com experiência em tecnologia da informação, redes sociais e marketing de conteúdo, trabalhou por sete anos na Fumec e nove meses na agência Dowbis, ambas baseadas em Belo Horizonte. Ligada a questões sociais, liderou projeto online voltado a adoção de animais. Trocou a capital mineira pela cidade de São Paulo e integrou a equipe de marketing digital do Grupo Comunique-se de fevereiro de 2019 a meados de 2020.

Recent Posts

Comércio online de roupas oferece conveniência e atrai venda

  O comércio eletrônico de moda continua numa crescente, com projeções de que as vendas…

2 minutos ago

Gestor de tráfego pago pode impulsionar vendas e visibilidade no mundo digital

O tráfego pago é um dos principais métodos usados com o propósito de aumentar o…

21 minutos ago

Importância do Serviço Social no Brasil é tema de evento promovido pela FAEP

Levantamento realizado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH)…

27 minutos ago

Centros comerciais buscam melhorias em segurança e experiência para os clientes

A sociedade está imersa na era digital e a constante evolução da tecnologia desempenha papel…

42 minutos ago

Cielo prepara seus líderes para impulsionar resultados comerciais

O mercado de adquirentes está em rápida expansão no Brasil e no mundo. Este setor,…

1 hora ago

Estratégias de marketing podem potencializar vendas para o Dia das Mães

No próximo domingo, 12 de maio, o Brasil comemora o Dia das Mães, data em…

1 hora ago