E seguem as mudanças na CNN Brasil. Quase um mês após anunciar novidades em sua grade de programação, com direito a estreias e “dança das cadeiras” entre âncoras, a emissora passa por alterações na parte de gestão. Na manhã desta segunda-feira, 21, o canal de notícias anunciou a extinção do cargo de diretor-geral.
Leia mais:
- “Falhas estruturais” dificultam proteção a jornalistas no Brasil
- Agência VMC tem três novos clientes
- Jornalista lança curso para mostrar o poder da comunicação
A direção geral deixa de aparecer no organograma da empresa de comunicação a partir da saída de André Ramos. O executivo estava no projeto CNN Brasil desde 2019. Ou seja: ajudou a implementar a versão nacional da emissora hard news, que entrou no ar em março de 2020. Segundo nota oficial do veículo, a não renovação contratual com o então diretor-geral ocorreu em comum acordo.
Importante contribuição para a construção e consolidação da emissora
“A CNN deseja todo sucesso ao jornalista e agradece pela importante contribuição para a construção e consolidação da emissora no país”, afirma o comando do canal em trecho do comunicado. De acordo com as informações iniciais, André Ramos deixa de trabalhar na televisão para se dedicar a projetos pessoais.
Antes de chegar à CNN, André Ramos construiu carreira como gestor no telejornalismo. Foi diretor de jornalismo da Record TV em três praças (Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás), editor-chefe da RedeTV em São Paulo e chefe de redação e editor-chefe na sede do SBT em Osasco (SP). Também foi apresentador, repórter, editor e editor-chefe da EPTV, afiliada da Rede Globo em Campinas (SP).
CNN Brasil sem diretor-geral
Sem a figura responsável pela direção geral, a CNN Brasil promove ao menos outras duas mudanças na parte de cargos de liderança. Com a saída de André Ramos, a emissora que tem Renata Afonso como CEO passa a contar com dois novos diretores de jornalismo em São Paulo: Valentina Menezes e João Beltrão.
Então gerente de conteúdo em Brasília, Valentina está na emissora desde janeiro de 2020. Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e com pós-graduação em jornalismo político pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ela tem passagens por empresas como Record TV, IDIS, Grupo Buaiz e Tevezê Filmes.
Apesar da notícia de que assume agora a direção de jornalismo da CNN Brasil em São Paulo, João Beltrão indica, em seu perfil no LinkedIn, que já responde pela função desde dezembro de 2020. Antes, de março a novembro do mesmo ano, foi o editor-chefe do programa ‘Expresso CNN’. Com graduação em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ele tem no currículo o cargo de diretor de jornalismo da Record TV no Distrito Federal e da Band em Curitiba.
Estrutura no dia a dia de trabalho
Valentina Menezes e João Beltrão vão se reportar diretamente ao vice-presidente de jornalismo da CNN Brasil, Leandro Cipoloni. Outros três executivos se reportam diretamente ao VP: Roberto Munhoz (diretor de jornalismo em Brasília), Maria Mazzei (diretora de jornalismo no Rio de Janeiro) e Marcio Tumen Pinheiro (diretor de conteúdo digital, com base na capital paulista).
Leia também: Mais um ex-‘JN’ decide trocar a TV pela política
E mais: Top 20: confira quais são os canais mais assistidos da TV paga
E ainda: História: há 50 anos, a TV brasileira ganhava cores