Portal Comunique-se

10 curiosidades sobre a nova CEO da CNN Brasil

Renata Afonso passa a ser a principal executiva do canal de notícias

Como CEO, ela assume a função desempenhada por um ano pelo jornalista Douglas Tavolaro

De saída da TV TEM, profissional consolidou carreira como gestora no interior paulista

Com um ano e um mês no ar, a CNN Brasil passa a ser conduzida por uma executiva. Semanas após a saída do então sócio e diretor-presidente Douglas Tavolaro, o projeto de comunicação anunciou na tarde de terça-feira, 13, que Renata Afonso, então à frente da TV TEM, assumiria a partir de então o cargo de CEO.

Leia mais:

Diante da movimentação, o Portal Comunique-se lista 10 curiosidades — nos âmbitos profissional e acadêmico — a respeito da mulher que assume o desafio de liderar o dia a dia da emissora que chegou com o objetivo de se tornar opção no campo de hard news aos telespectadores do país (na TV por assinatura e na internet).

Confira, abaixo, as 10 curiosidades sobre Renata Afonso, a CEO da CNN Brasil:

  1. 18 anos no interior de SP. Contratada pela Novus Mídia, empresa responsável pelo licenciamento da CNN Brasil e que tem o empresário Rubens Menin como único acionista, Renata Afonso não muda apenas de emprego, mas também de cidade. Ela deixa o interior paulista, precisamente a cidade de Sorocaba, e volta para São Paulo depois de 18 anos. No período, ela foi diretora de jornalismo e diretora-geral da TV TEM, uma das afiliadas da Globo no estado.
  2. Formação no exterior. A mais nova CEO de veículo de comunicação do país conta com estudos realizados fora do país no currículo. Formada em comunicação social com foco em cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), de São Paulo, Renata realizou cursos focados em educação e negócios nas universidades norte-americanas Havard e Stanford. Em 2018, fez parte do programa executivo oferecido pela Singularity University, também dos Estados Unidos.
  3. Começo no cinema. Renata Afonso começou a sua trajetória profissional em comunicação audiovisual como estagiária da AF Cinema & Vídeo, do diretor Alain Fresnot. Permaneceu na produtora por apenas seis meses, mas ajudou a produzir o filme Ed Mort, comédia inspirada em personagem criado por Luis Fernando Verissimo e que no cinema foi protagonizado por Paulo Betti.
  4. Cria da MTV Brasil. A primeira experiência de Renata na televisão se deu na antiga MTV Brasil, então licenciada pela Editora Abril. Ficou na emissora durante oito meses como produtora executiva. Entre outros produtos, ajudou a formatar o programa de debates ‘Barraco MTV’, realizou pesquisas de mercado e cuidou do orçamento.
  5. Parceira de trabalho de Luciano Huck. Após a passagem pela MTV Brasil, Renata Afonso não deixou mais de atuar na televisão. Do ‘Barraco’, foi ser diretora de externa do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Por um ano e dois meses, ela trabalhou diretamente no ‘H’, programa que estava sendo lançado pela Band e que contava com a apresentação do hoje global — e cogitado como possível candidato à presidência da República em 2022 — Luciano Huck.
  6. Passagens por HBO e RedeTV. Renata saiu da Band para ser produtora-executiva e diretora da HBO, em nível América Latina. Liderou projetos e produções internacionais, como a transmissão de shows de artistas como Madonna e Whitney Houston. Deixou a empresa após cinco anos para assumir o cargo de diretora da RedeTV, canal em que ajudou a desenvolver o programa ‘Late Show’.
  7. Construção de uma rede televisiva. Hoje CEO da CNN Brasil, Renata foi mais do que uma mera gestora da TV TEM. Inicialmente como diretora de jornalismo & programação, ela esteve na linha de frente do lançamento da emissora, que surgiu em 2003, a partir da aquisição do empresário J. Hawilla de quatro canais espalhados pelo interior de São Paulo: TV Aliança Paulista (Sorocaba), TV Itapetininga, TV Modelo (Bauru) e TV Progresso (São José do Rio Preto).
  8. À frente de produção premiada. Como executiva da já mencionada TV TEM, Renata Afonso pode se orgulhar de ter liderado um projeto premiado. Em 2015, o semanal ‘De Ponta a Ponta’ recebeu o troféu de melhor programa regional exibido por alguma afiliada da Rede Globo de Televisão. Detalhe é que a atração chegou a ser descontinuada pelo canal depois de ser prestigiada.
  9. Gestora de mais de 300 profissionais. Como diretora-geral por mais de 14 anos (de janeiro de 2007 a abril de 2021) da empresa de comunicação baseada no interior de São Paulo, Renata Afonso foi gestora de mais de 300 profissionais, entre jornalistas e integrantes dos departamentos de produção, entretenimento e programação.
  10. Líder de cinco vice-presidentes. Na CNN Brasil, a CEO será a principal executiva do projeto de mídia que conta, atualmente, com mais de 150 jornalistas somente na sede localizada na Avenida Paulista, em São Paulo, conforme registro do serviço de mailing imprensa do Comunique-se 360. A capital paulista passa a ser a nova casa profissional de Renata Afonso, que ainda terá de cuidar das bases do canal em Brasília e no Rio de Janeiro e, inicialmente, contará com o suporte de cinco vice-presidentes: Américo Martins (conteúdo); Anthony Doyle (distribuição), Leandro Cipoloni (jornalismo), Marcus Vinícius Chisco (comercial) e Virgílio Abranches (programação).
Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista, 32 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata