PAUTAS & NOTAS

Novidades na TV Aparecida, Agência Senado no Instagram e do AM para o FM

novidades na tv aparecida, agência senado e radios AM para FM
Imagem: Reprodução/ iStock

As mudanças vão desde uma nova programação até o aumento no prazo de pedido de migração de rádios AM para FM

O mês de abril iniciou cheio de novidades na mídia brasileira. Na TV Aparecida, uma nova programação passou a ser transmitida no dia 6 de abril. Um dia antes, a Agência Senado anunciou o lançamento de seu perfil no Instagram. Já no âmbito do Governo Federal, foi reaberto o prazo para migração das rádios AM para FM.

Novos programas

Com quatro novos programas e a segunda temporada de outra atração, a TV Aparecida iniciou uma nova fase na última semana. O canal, que bateu recordes de audiência durante a pandemia, está investindo em conteúdos de entretenimento nos segmentos de música, culinária e religiosidade para o público jovem.

A programação conta com a nova temporada do reality show ‘Revelações Brasil’ e os novos programas ‘Luar do Sertão’, ‘Conectados pela Fé’ e ‘Sabor de Vida’ e o game show ‘Quarta Show’. Além deles, o ‘Kombina’, que já fazia parte da grade do canal, foi totalmente reformulado.

Expansão digital

Para levar os conteúdos da Agência Senado a mais pessoas, o site de notícias legislativas criou uma nova conta no Instagram. De acordo com publicação da agência de notícias, o perfil @agenciasenado será complementar à conta já existente, @senadofederal. “A intenção é entregar informação de qualidade, privilegiando o material visual gratuito e de excelência produzido diariamente pela equipe de repórteres fotográficos da agência”, aponta o texto.

Leia mais:

Com a novidade, o público poderá acompanhar as notícias pelo perfil do Senado Federal — o qual possui 1,7 milhões de seguidores — e acessar fotografias do dia a dia parlamentar na nova conta. “Vai ser mais uma oportunidade do cidadão ver as imagens do Senado registradas por quem está ali todos os dias. Além disso, vai ampliar a divulgação do parlamentar e facilitar o acesso a qualquer veículo de comunicação que precise das fotografias do Legislativo para noticiar melhor”, afirma a diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, Érica Ceolin à reportagem da Agência Senado.

Do AM para FM

No dia 1º de abril foi reaberto o prazo para pedidos de migração das rádios AM para FM. Segundo matéria da Agência Brasil, ‘o decreto também estende a multiprogramação na TV digital por mais 12 meses’ e foi tomado devido à pandemia da Covid-19. As solicitações podem ser feitas por transmissoras AM que operam em ondas médias em caráter local e querem reenquadrar-se em serviços de caráter regional.

“A execução do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias de caráter local somente será permitida até 31 de dezembro de 2023, quando o Ministério das Comunicações realizará o reenquadramento das outorgas remanescentes de caráter local para caráter regional”, ressalta o texto.

Ainda segundo a Agência Brasil, além da alteração de frequência das emissoras, a medida permite que um único canal transmita até quatro programações diferentes, de forma simultânea. “Após solicitado, o recurso poderá ser usado pelas emissoras depois da celebração de um convênio. Ao fim do prazo estabelecido, os convênios para a multiprogramação serão rescindidos”, explicou o Ministério das Comunicações ao site de notícias.

SOBRE O AUTOR

Julia Renó

Jornalista, 23 anos. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integra o time de jornalistas do Grupo Comunique-se desde julho de 2020.

COMENTAR

COMENTAR