Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), primeiro festival focado em jornalismo de dados no Brasil. O evento será realizado em 25 e 26 de novembro na FAAP, em São Paulo. A realização é da Escola de Dados em parceria com o Google News Lab.
A conferência oferece rodas de debate sobre temas como produção de notícias por robôs, subjetividade e objetividade de algoritmos, privacidade e machine learning e mais de 30 workshops sobre técnicas e ferramentas de pesquisa em jornalismo de dados.
“Lidar com grandes bases de dados é uma habilidade cada vez mais exigida nas redações, e nossa programação traz trilha voltada especialmente aos que são iniciantes e querem começar”, diz a jornalista Natália Mazotte, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil, onde lidera o programa da Escola de Dados. Também há oficinas para quem busca aprender técnicas mais avançadas: “Quem quiser passar os dias aprendendo a programar em Python e R, teremos bootcamps de 6h em cada dia para isso”.
Há 250 vagas para o evento, e as inscrições podem ser feitas aqui. O preço dos ingressos é de R$ 250 (profissionais) e R$ 180 (estudantes). A partir de 5 de novembro de 2017, o valor muda: R$ 325 para profissionais e R$ 220 para estudantes.
Entre os convidados internacionais, estarão a vencedora do Prêmio Pulitzer 2017, Mar Cabra, que liderou a investigação do Panama Papers; o jornalista Jonathan Stray, que passou pelas equipes de dados do New York Times e da ProPublica; e a líder do La Nación Data, Momi Peralta.
Do Brasil, estarão os jornalistas José Roberto de Toledo (Estadão/Abraji), Daniel Bramatti (Estadão/Abraji), Tiago Mali (Abraji), Rosental Calmon Alves (Knight Center), Natália Mazotte (Escola de Dados/Gênero e Número), Marco Túlio Pires (Google News Lab) e Renata Rizzi (Nexo Jornal), entre outros jornalistas, programadores, pesquisadores e empreendedores da área.
Para Mazotte, “o mais legal desse encontro é o senso de comunidade que ele incentiva. Teremos workshops com jornalistas e pesquisadores que estão fazendo um trabalho de ponta e se dispuseram a compartilhar o que aprenderam. Isso alimenta um círculo virtuoso de troca e colaboração. E certamente isso impacta a qualidade do trabalho jornalístico, mais necessário do que nunca nesses tempos de fake news”.
É possível ler a programação completa da conferência aqui.
O evento tem o apoio da FAAP, do La Nación Data, do Knight Center for Journalism in the Americas, da Python Software Foundation e da Abraji.
2º Coda.Br
FAAP (Rua Alagoas, 903, Higienópolis – São Paulo, SP).
25 e 26 de novembro.
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…