COMUNICAÇÃO ESPECIAIS

Coluna Esplanada inova e produz entrevistas para viralizar no mobile

Cenário do 'Esplanada Webtv' (Imagem: Divulgação)

Projeto voltado a cobrir os bastidores do poder diretamente da capital federal, a Coluna Esplanada completa cinco anos de atividade no próximo mês. A inovação foi uma das formas encontradas para comemorar o aniversário do conteúdo idealizado e comandado pelo jornalista Leandro Mazzini. A partir de dezembro, a iniciativa vai fortalecer os trabalhos que vão além de textos atualmente veiculados pelo portal UOL e 30 jornais espalhados pelo país. Trata-se do ‘Esplanada Webtv’, que conta com formato pensado para viralizar no mobile.

O serviço audiovisual se propõe a entrevistar figuras relacionadas a temas de interesse do povo brasileiro – principalmente com temas relacionados à política. Até o momento, três edições já foram produzidas. Nas ocasiões, Mazzini aparece na redação da Coluna Esplanada (que faz jus ao nome, tendo vista para a Esplanada dos Ministérios) conversando com José Furian Filho (vice-presidente de Logística dos Correios), Marco Antonio Cabral (secretário de esportes do estado do Rio de Janeiro) e Paulo Octávio (empresário e ex-governador do Distrito Federal).

Apesar de ser veiculado pelo canal mantido pela Coluna Esplanada no YouTube, o conteúdo em vídeo é pensado para viralizar em plataformas presentes em dispositivos móveis, sobretudo grupos de WhatsApp (onde é distribuído em primeira mão) e redes sociais como Facebook e Twitter. Para isso, as três primeiras entrevistas são divididas em pequenos blocos, que contam com duração de três a seis minutos. A ideia é, a partir do início de dezembro, exibir semanalmente conversas – também em formatos diminutos – de Mazzini com convidados especiais.

Com mais de 20 anos de carreira no jornalismo, Mazzini vê no ‘Esplanada Webtv’ seu mais novo projeto no jornalismo. Idealizador da Coluna Esplanada – que atualmente conta com a colaboração de Walmor Parente e equipes espalhadas em Brasília, São Paulo e no Recife -, ele soma experiência na redação de publicações como Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil e Agência Rio. Sua relação com o audiovisual foi fortalecida quando, de 2009 a 2014, comandou os programas ‘Frente a Frente’ e ‘Tribuna Independente’, exibidos pela Rede Vida. No mercado editorial, é autor de dois livros (O espelho da vida e Corra que a política vem aí), enquanto que nas redes sociais é o responsável por gerenciar a fan page e o perfil no Twitter da Colunas Esplanada.

Confira, abaixo, as entrevistas inaugurais do ‘Esplanada Webtv’:

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se