Categories: Sem categoria

Comissão que analisa mudanças na EBC se reúne para debater relatório

A Comissão Mista que analisa medida provisória que altera a estrutura da Empresa Brasil de Comunicação (EBC – MP 744/16) reúne-se nesta terça-feira, 6, para debater o relatório do senador Lasier Martins (PDT-RS). A relatora revisora é a deputada Angela Albino (PCdoB–SC). O texto ainda está em processo de ajuste.
Entre as mudanças propostas no relatório, informadas por Lasier, está a instauração de um processo de sabatina para aprovação do nome do presidente da EBC, além da substituição do Conselho Curador por um Comitê Editorial e de Programação, com funções mais pontuais e menos integrantes.
A extinção do Conselho Curador é um dos itens considerados mais controversos da MP. Para integrantes do governo, o órgão estava partidarizado, o que atrapalhava sua atuação de forma isenta; para os alinhados ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff, o Conselho Curador é peça-chave na gestão de uma TV pública que garanta a representação dos interesses da sociedade na programação e não pode acabar.
Segundo Lasier, o conselho não deve deixar de existir, mas suas funções precisam ser bem especificadas, com trabalho editorial e de programação, considerando que já existe um Conselho de Administração para as áreas de gestão, financeira e de infraestrutura.
Em sua proposta, o Comitê Editorial e de Programação terá composição reduzida, passando dos atuais 22 membros para talvez nove, com representantes dos cursos de Comunicação, da comunicação pública, da ciência e tecnologia e de minorias, como as pessoas com deficiência, entre outros.
“Também vamos propor que quem fizer parte do comitê não pode ter vinculação partidária”, salientou Lasier Martins.
Pelas normas que regulavam o antigo Conselho Curador, os 15 representantes da sociedade civil deveriam obedecer a critérios de diversidade cultural e pluralidade de experiências profissionais. O órgão era integrado por quatro ministros, dois indicados pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e um indicado pelos funcionários.
Sabatina no Senado
Ainda não há definição sobre a duração adequada do mandato do presidente da EBC. A Lei 11.652/2008, que criou a rede pública de comunicação, prevê uma gestão de quatro anos, mas os integrantes da comissão mista têm dúvidas quanto a esse período. Lasier Martins defende a participação do Senado no processo de escolha.
“Queremos que ele passe por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, a exemplo dos indicados para a presidência do Banco do Brasil e das agências reguladoras”, informou o relator.
A reunião será realizada às 10h30, no plenário 13 da Ala Alexandre Costa, no Senado.
*Com informações da Agência Senado

Compartilhe
0
0
Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago