COMUNICAÇÃO

Como manter o equilíbrio (e a sanidade) para sobreviver à crise do jornalismo?

crise no jornalismo - equilibrio e sanidade - clube da imprensa
(Imagem: reprodução)

Projeto apoiado pelo Portal Comunique-se, Clube da Imprensa coloca em discussão a saúde de profissionais do jornalismo. Evento debate o equilíbrio emocional e a sanidade em meio à crise que há anos afeta o setor

Refletir sobre o estado emocional dos profissionais da imprensa do Brasil, que estão convivendo cada vez mais com demissões e fechamento de postos de trabalho. Esse é o principal objetivo do encontro da vez do Clube da Imprensa. Na noite desta terça-feira, 18, o projeto promove em São Paulo o debate “Como manter o equilíbrio (e a sanidade) para sobreviver à crise do jornalismo?”.

A discussão terá como debatedores a psicóloga Bel César e o fotojornalista e coach Adi Leite. Ela é autora de sete livros e tem formação em musicoterapia pelo Instituto de Orff (Áustria). Ele, que passou mais de 30 anos trabalhando em redações espalhadas pelo país, é certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching — atuando no segmento desde 2015. O encontro terá mediação de Helio Gomes, co-fundador do Clube da Imprensa e editor de mídias digitais da Editora Três.

“O objetivo é refletir sobre o momento emocional dos nossos colegas, que tem sofrido bastante com os efeitos nefastos do desemprego e da extinção de postos de trabalho. Para tanto, o painel contará com a presença de especialistas nas áreas da psicologia e do coaching, ou aconselhamento profissional”. É o que avisa a equipe do Clube da Imprensa sobre “Como manter o equilíbrio (e a sanidade) para sobreviver à crise do jornalismo?”.

jornalismo - crise - sanidade - equilibrio - clube da imprensa - tubaina bar
(Imagem: divulgação/Clube da Imprensa)

Debate no bar

A atual temporada do Clube da Imprensa, que teve início na primeira semana de setembro, está sendo realizada no Tubaína Bar. O local escolhido tem a ver com os assuntos discutidos pelo projeto. Isso porque o estabelecimento é mantido pela jornalista Verónica Goyzueta. Natural de Lima, capital do Peru, a comunicadora-empreendedora vive no Brasil há mais de uma década — inclusive, foi vencedora da categoria ‘Correspondente – Estrangeira no Brasil’ do Prêmio Comunique-se de 2005.

Ao vivo pelo Facebook

Como tem ocorrido desde o primeiro encontro do Clube da Imprensa, realizado em 2017, o debate desta terça-feira, 18, será transmitido ao vivo pela fan page do Portal Comunique-se. O site que é “o ponto de encontro da comunicação” é apoiador de mídia do programa. O evento também contará com transmissão diretamente da página do projeto no Facebook.

Serviço – Clube da Imprensa

O quê?
Como manter o equilíbrio (e a sanidade) para sobreviver à crise do jornalismo?

Quando?
18 de setembro, a partir das 20h

Onde?
Tubaína Bar (Rua Haddock Lobo, 74 – Consolação, São Paulo/SP)

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR