Portal Comunique-se

Como ser socialmente responsável na construção civil?

Empreendimento uberlandense dá exemplo de atitudes que podem agregar valor à vida profissional de seus colaboradores.

Compartilhe

8/4/2013 –

Como ser socialmente responsável na construção civil?
Empreendimento uberlandense dá exemplo de atitudes que podem agregar valor à vida profissional de seus colaboradores.

Em Uberlândia, um empreendimento tem se destacado como um modelo de inovação na construção civil brasileira. Em fase adiantada de construção na região sul da cidade, será um centro comercial de 1.300 m², 18 lojas e uma praça de convivência.
Um dos diferenciais do projeto esta na atitude séria de seus diretores que optaram por realizar uma obra sustentável, ou seja, que cause o mínimo de impacto ao meio ambiente, seja economicamente viável e também socialmente responsável.
Segundo Marcelo Góes, diretor do Gávea Sul Pátio Shopping, o trabalho foi desafiador e envolveu muita pesquisa voltada, especialmente, para a busca de fornecedores de produtos que tivessem afinidade com a idéia.
“Encontramos produtos inovadores no mercado, como a Argamassa DunDun, na qual não se utiliza água, areia e cimento e obtém-se zero de desperdício. Porém, o problema era encontrar mão-de-obra que soubesse utilizá-la”, conta Góes.
Para isso, de acordo com o diretor do empreendimento, a solução foi solicitar ao fornecedor da Argamassa um treinamento para os colaboradores no canteiro de obras, o que foi aprovado pelas partes e fechado cronograma para tal treinamento. Buscando manter o foco no modelo sustentável, sendo o material a ser utilizado ecologicamente correto, e economicamente viável, faltava apenas conseguir ser socialmente justo, treinando a equipe, para ser multiplicadores na região, certificando os mesmos, proporcionando um ganho direto na qualidade tanto da obra, como no futuro dos funcionários treinados.
O pedreiro, Ueberton Fernandes, conta que tudo foi novidade. “Para mim foi ótimo. O pessoal veio de São Paulo para o treinamento, e a gente aprendeu rapidinho tudo o que eles ensinaram”, diz.
“A importância da capacitação profissional para a vida das pessoas encontra-se na possibilidade de uma melhor adaptação ao mercado competitivo que, por sua vez, têm suas características modificadas a cada dia. Acreditamos que este certificado como detentor do conhecimento do uso desse produto inovador é um diferencial para o currículo de cada um deles”, afirma o diretor do Gávea Sul Pátio Shopping.
Além disso, Marcelo conta que fez questão de apresentar o fornecedor do produto aos gerentes de uma grande loja da cidade. “Agora, Uberlândia já possui o produto para venda e mão-de-obra especializada em sua utilização. Acesso é o que não falta para quem quer fazer diferente”, finaliza Góes.

Website: http://www.cicloascom.com

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista, 32 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata