Portal Comunique-se

Relembre a evolução do layout do “ponto de encontro da comunicação”

comunique-se - logo
(Imagem: divulgação)

Veículo de comunicação nativo do mundo digital entrou em nova fase no dia 1º de julho

Compartilhe
banner - aniversário - comunique-se (1)

De um site que buscava apresentar em sua home o máximo possível de informações, tal qual uma primeira página de jornal, a um ambiente clean e moderno pensado para a navegação nos mais diversos tipos — e tamanhos — de tela. Assim pode ser definido o histórico visual do Portal Comunique-se, que entrou em nova fase no dia 1º de julho.

Quem somos?

Mas como se deu a evolução de layout do site ao longo do tempo? A história passa por menos oito versões, com direito a mudança de URL e, claro, na forma de conversar diretamente com os “amigos da comunicação”.

Confira a seguir as antigas versões do Portal Comunique-se:

  • Novembro de 2001

Então apresentado como “o portal da comunicação”, o Comunique-se entrou no ar em setembro de 2001. Registro da época, conforme captação por meio da plataforma Wayback Machine, evidencia que o site tentava reunir muitas informações logo no primeiro scroll da home, o que era comum entre os projetos virtuais no Brasil e no mundo. Além do noticiário, os serviços oferecidos pela empresa eram destaque no carregado menu principal. O endereço era o comunique-se.com.br.

portal comunique-se 2001
  • Fevereiro de 2005

Quatro anos após o seu lançamento, o Portal Comunique-se apresentou mudanças em sua página inicial. Captação de tela de fevereiro de 2005 mostra o destaque dados aos colunistas da época, com direito, inclusive, de texto do saudoso Moacir Japiassu para o seu sagaz e inesquecível ‘Jornal da ImprenÇa’ ser publicado como manchete. O menu do topo e as barras laterais davam vez às editorias e as soluções fornecidas pela empresa para o mercado de comunicação corporativa.

portal comunique-se 2003
  • Julho de 2009

A base do layout seguia a mesma desde a reformulação implementada em 2005, com pequenas alterações. A home, por exemplo, em vez de ficar mais clean, ganhou mais conteúdos, informando o último comentário atrelado à manchete, matéria com imagem (novidade na época!) e chamada para cinco matérias. Tudo no primeiro scroll, que permanecia com diversos elementos em todas as posições disponíveis.

portal comunique-se 2009
  • Setembro de 2010

Mudança no visual e na exposição da primeira página? Praticamente nenhuma (em relação ao layout exposto acima). Vale o registro, porém, para o anúncio de um banner inserido na barra lateral direita: o Comunique-se chegava ao Twitter. Mais de uma década depois, a marca segue presente na rede mundial de microblogs e nas demais principais plataformas de rede sociais.

portal comunique-se 2010
  • Novembro de 2011

Hora de mudanças. Tanto no layout quanto no domínio em si. O conteúdo passou a ser publicado no “portal.comunique-se.com.br”, com o “comunique-se.com.br” sendo a partir de então a casa do site institucional da empresa, que seguia em crescente e ganhando status de grupo. Na parte informativa e visual, menos elementos, com a página principal começando a ficar mais limpa.

portal comunique-se 2011
  • Abril de 2013

Momento de simples atualização do layout, com chamada para as últimas matérias especiais produzida pela equipe do Portal Comunique-se, que, conforme o print indica, havia desistido de levar adiante de ter uma rede social exclusiva para os jornalistas brasileiros.

portal comunique-se 2013
  • Dezembro de 2016

A manchete ganhou a companhia de outros três conteúdos, em bloco chamado de “Destaques do Dia”. Além de links para as matérias especiais, a home valorizava os perfis mantidos pelo Portal Comunique-se nas redes sociais.

portal comunique-se 2016
  • Maio de 2018

Hora de menos ser mais, ao menos no primeiro scroll do site. Menu principal mais limpo, destacando apenas as categorias e sem quebra para surgimento de elementos nas laterais. Dessa forma, a tela captada em 2018 mostra que a versão que entrou no ar em 2017 valorizava o conteúdo, com manchete e mais quatro materiais sendo o destaque da página inicial. O layout seguiu com essa forma até ontem (30 de junho de 2021).

portal comunique-se 2018
Compartilhe
3
0

Anderson Scardoelli

Jornalista, 31 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

banner-portal-cse-semana-do-cliente-dino (1)

Papo de Redação

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata