CARREIRA

Congresso Internacional da Abraji inicia hoje, com destaque ao combate à desinformação

congresso abraji

O 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji começou hoje (11), abordando principalmente os temas de desinformação e fake news. Os primeiros painéis apresentados tiveram a participação de Craig Silverman (BuzzFeed), Marcelo Träsel (Abraji), Natuza Nery (GloboNews) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

No início do primeiro dia, o destaque da edição do evento foi a presença de Alexandre de Morares em entrevista com Natuza Nery no painel “Abraji entrevista”. Durante a conversa, foram citados temas relacionados a política e comunicação, como as fake news e os ataques recentemente sofridos pela imprensa.

Ao todo, serão 34 painéis, apresentados nos dias 11 e 12 de setembro, com a participação de grandes nomes do jornalismo nacional e internacional. Amanhã (12), será realizado o painel ‘Investigando execuções “extrajudiciais”’, com a participação dos jornalistas internacionais Clare Baldwin e Andrew Marshall, representantes da Reuters, e a mediação de Marcelo Moreira, da Abraji.

Leia mais:

Jornalista inimigo – Por Heródoto Barbeiro
SBT transmitirá a Copa Libertadores da América na TV aberta até 2022

Clare e Andrew foram vencedores do Prêmio Pulitzer em 2018 e 2019, por uma série de reportagens sobre a guerra às drogas nas Filipinas e pela cobertura da perseguição violenta aos Rohingya, um grupo minoritário muçulmano do Myanmar.

Pela primeira vez, o evento é realizado de forma online e gratuita, mas os participantes são convidados a fazer uma contribuição voluntária de qualquer valor à Associação. O Congresso, apoiado pelo Comunique-se, conta com apresentações de painéis durante todo o dia, com início às 9h55. Para participar, acesse o site do evento.