Estão abertas as inscrições para o “Domingo de Dados”, novidade do 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O conteúdo será dedicado exclusivamente a oficinas de jornalismo de dados. O encontro é aberto apenas aos participantes do congresso, que é promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
O treinamento “Domingo de Dados” será realizado no dia 30 de junho, das 10h30 às 18h, na sede do Insper, em São Paulo. Os instrutores são jornalistas e desenvolvedores especializados, como José Roberto de Toledo, conselheiro da Abraji e um dos pioneiros no uso de dados no jornalismo. Natália Mazotte, diretora executiva da Open Knowledge Brasil; Pedro Burgos, professor do Insper e criador do projeto Impacto.jor; e Álvaro Justen, fundador da plataforma Brasil.io, também estão confirmados.
Para participar, os interessados devem pagar uma taxa extra de R$ 80, que dará direito a almoço no domingo. Os participantes deverão levar seus próprios computadores para acompanhar as oficinas. Aqueles que já se inscreveram para o 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo e querem participar do “Domingo de Dados” devem preencher formulário online. É preciso realizar o pagamento e habilitar a inscrição nas oficinas. Não é possível fazer a inscrição apenas no “Domingo de Dados”.
Os interessados no “Domingo de Dados” que ainda não se inscreveram no congresso da Abraji poderão fazer o pagamento de ambos diretamente no site do evento. Basta preencher a inscrição no site e escolher a opção “Congresso + Domingo de Dados” na etapa de pagamento.
Confira o perfil dos palestrantes confirmados e a programação completa do “Domingo de Dados”. As palestras acontecerão simultaneamente em quatro salas:
10h30
Jornalismo de dados é, antes de mais nada, jornalismo
José Roberto de Toledo: editor do site da revista piauí, onde também apresenta o podcast Foro de Teresina. Foi repórter e colunista de política na Folha e no Estado de S. Paulo e presidente da Abraji. Participou da investigação Panama Papers, liderada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês).
11h15
Como fizemos – bastidores de três reportagens de dados
Palestrantes a confirmar
12h05
Intervalo para almoço
12h40
Não temam o código! (introdução a programação para jornalistas)
Cecília do Lago: repórter no Estadão Dados – núcleo especializado em jornalismo de dados do Estadão – desde 2017. Em 2018, foi finalista do Cityvis Award na categoria Jornalismo.
Rodrigo Menegat: jornalista visual e de dados no Estado de S. Paulo. É formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com especialização em jornalismo de dados na Universidade de Columbia, em Nova York.
14h15
Workbench: jornalismo de dados mais fácil e colaborativo (básico)
Sergio Spagnuolo: jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, além de mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP e colaborador do portal de checagem Aos Fatos. É membro do conselho da Abraji desde 2018. Em 2016, foi fellow do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, programa de empreendedorismo para jornalistas, em Nova York.
15h45
Intervalo para café
16h
Workbench: jornalismo de dados mais fácil e colaborativo (intermediário)
Sergio Spagnuolo.
10h30
Como entrevistar seus dados com Python
Palestrantes a confirmar
12h05
Intervalo para almoço
12h40
Oficina Facebook
Palestrantes a confirmar
14h15
Conheça dezenas de ferramentas para trabalhar com dados / Oficina de Open Refine
Natália Mazotte: diretora executiva da Open Knowledge Brasil, organização dedicada a desenvolver ferramentas, projetos e jornalismo de dados para fomentar a circulação de conhecimento e a transparência pública. Co-fundou a Gênero e Número, iniciativa de jornalismo de dados focada em gênero, e a agência de jornalismo de dados J++. Em 2013, desenvolveu o capítulo brasileiro da Escola de Dados. Será bolsista da John S. Knight Journalism Fellowships, em Stanford, na turma de 2019-2020, que começa em setembro e dura 10 meses.
Adriano Belisário: colaborador da Agência Pública e membro da Escola de Dados no Brasil. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalha com jornalismo investigativo e jornalismo de dados.
15h45
Intervalo para café
16h
Jornalismo de Dados com ferramentas Abraji
Reinaldo Chaves: jornalista e coordenador dos projetos de dados da Abraji, que incluem o Publique-se e o Ctrl+X. Trabalhou com economia e política no Diário de S.Paulo e na Folha de S.Paulo. Fez projetos orientados a dados na Repórter Brasil, The Intercept Brasil, Volt Data Lab e Transparência Internacional.
11h
Emails, relatórios e posts em social media: como automatizar partes chatas da rotina jornalística com Python (intermediário) – parte 1
Pedro Burgos: professor do Insper, bolsista do ICFJ e desenvolvedor do projeto Impacto.jor, que ajuda as redações no Brasil a acompanhar e medir seu impacto na sociedade. Trabalhou na Gazeta do Povo, no Marshall Project — focado na cobertura do sistema criminal dos Estados Unidos — e no Gizmodo Brasil. Contribuiu com veículos como Nexo, Folha de S. Paulo e as revistas Exame, Superinteressante e Galileu. É mestre em jornalismo pela City University of New York.
12h35
Intervalo para almoço
13h10
Emails, relatórios e posts em social media: como automatizar partes chatas da rotina jornalística com Python (intermediário) – parte 2
Pedro Burgos.
14h45
Precisamos falar sobre estatística: o que jornalistas devem saber
Renata Hirota: jornalista e analista de dados do Volt Data Lab. Cursa Estatística na Universidade de São Paulo.
16h15
Intervalo para café
16h30
Ciência de Dados no terminal
Alvaro Justen (Turicas): É ativista e colaborador de diversos projetos de software livre desde 2004. Ministra cursos de programação e eletrônica e desenvolve software principalmente usando a linguagem Python. É fundador da Brasil.IO, plataforma criada para facilitar o acesso à informação e professor da Escola de Dados.
11h
Como entrevistar seus dados com SQL (básico)
Rodrigo Burgarelli: analista de dados do Facebook. Foi repórter do Estadão por 7 anos. É formado em jornalismo pela UFMG, foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia e é mestre em ciência política pela USP.
12h35
Intervalo para almoço
13h10
Como entrevistar seus dados com SQL (intermediário)
Rodrigo Burgarelli.
14h45
Oficina Google
Palestrantes a confirmar
16h15
Intervalo para café
16h30
Como entrevistar seus dados com R (introdução)
Guilherme Duarte: editor de dados no Jota. Trabalhou no Estadão Dados. É doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo.
O quê?
“Domingo de Dados” – 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando?
30 de junho, das 10h30 às 18h
Como participar?
Inscrições disponíveis no site do congresso da Abraji
Onde?
Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper
(Rua Quatá, 300, Vila Olímpia – São Paulo/SP)
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…