Interessados têm até 4 de junho para garantir inscrição com valor promocional. Neste ano, Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji terá início no dia 27 de junho
Desde segunda-feira, 22, estão abertas as inscrições para o maior encontro de jornalismo da América Latina. Trata-se do 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. Neste ano, o evento será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho. O campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, servirá novamente como sede.
Até 4 de junho, as inscrições têm preço promocional. A partir da data, os valores serão reajustados pela organização do congresso.
Grupos de seis ou mais pessoas têm desconto especial de 17% no valor das inscrições. Para fazer inscrição de grupos, monte o seu e entre em contato com congresso@abraji.org.br.
Realizado anualmente desde 2005, o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji reuniu mais de 800 pessoas em 2018. Presidente da entidade, Daniel Bramatti destaca a importância do evento para a reflexão sobre o meio. “Neste ano, teremos oportunidade de debater o contexto internacional em que governos autoritários fomentam o ódio à imprensa ao mesmo tempo em que corroem outras salvaguardas da democracia”, comenta.
O presidente da Abraji indica, ainda, que o encontro de 2019 colocará em debate a força da comunicação online e fórmulas de rentabilizar projetos do setor. “Também vamos discutir o turbulento cenário de transição para os meios digitais e os caminhos para dar sustentabilidade econômica aos veículos tradicionais e aos novatos”.
Internacional (mesmo!)
Para a edição desta ano, já estão confirmadas as participações de ao menos 10 convidados internacionais:
- Adam B. Ellick, produtor executivo do New York Times da série de vídeos “Operation Infektion”, sobre desinformação;
- Ken Bensinger, repórter do time de investigações do BuzzFeed News nos Estados Unidos;
- Mago Torres, professora de jornalismo na Universidad Iberoamericana que colaborou no Panama Papers;
- Gabriel Dance, editor-adjunto de investigações do New York Times;
- Diego Salazar, colaborador do New York Times em espanhol;
- Moez Chakchouk, diretor-adjunto geral de comunicações e informação da Unesco;
- Emilia Diaz-Struck, coordenadora para América Latina do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, sigla em inglês);
- Marzena Suchan, editora-chefe do Onet, o maior jornal digital da Polônia;
- Luz Mely Reyes, diretora e co-fundadora da agência de notícias Efecto Cocuyo, cobre política na Venezuela há mais de 25 anos;
- Rachel Glickhouse, gerente do projeto Documenting Hate (Documentando o Ódio), da ProPublica.
Entre os destaques nacionais, haverá palestras com Cris Bartis e Juliana Wallauer, apresentadoras do podcast ‘Mamilos’; Pedro Bial, apresentador do talk show ‘Conversa com Bial’, que revelou as denúncias contra João de Deus; Lola Ferreira, repórter na Gênero e Número; Ivan Mizanzuk, produtor dos podcast ‘AntiCast’ e ‘Projeto Humanos’, dedicado ao formato narrativo; e outros jornalistas e profissionais de áreas como tecnologia, política e direitos humanos. Outros nomes estão em processo de confirmação.
Confira a programação completa do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji em 2019
Os painéis acontecem paralelamente, o que significa que haverá atividades em mais de uma sala ao mesmo tempo. No ato da inscrição, o participante deve escolher a quais painéis prefere assistir. Dessa maneira, fica garantida a entrada nas palestras de todos os que se inscreverem antes da lotação máxima. Todo participante recebe uma senha, e pode fazer alterações na grade pelo site do Congresso.
Serviço
O quê?
14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando?
De 27 a 29 de junho de 2019
Como participar?
Inscrições disponíveis no site congresso.abraji.org.br
Onde?
Universidade Anhembi Morumbi
(Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo)
***** ***** ***** ***** *****
Por Natália Silva.