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Controle de documentos influencia nos custos e certificações das construtoras

Além de economizar tempo e recursos, manter os documentos organizados impacta nas certificações ISO e PBQP-H

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Sao Paulo, SP 7/5/2021 –

Ter um controle de documentos assertivo é fundamental para empresas de qualquer segmento, já que isso agiliza o trabalho e evita, inclusive, problemas com a fiscalização. Na construção civil, o controle de documentos também é importante para empresas que desejam adquirir determinadas certificações de qualidade.

Os programas de qualidade como ISO e PBQP-H trazem muitos benefícios para as construtoras. Além de melhoria das operações e redução de gastos, também impactam positivamente na reputação da construtora diante dos seus clientes e possibilitam a participação em programas de habitação social como o Casa Verde e Amarela.

Organização é um fator indispensável

Padronizar os documentos da construtora resulta não apenas em um controle mais eficiente, mas também em adquirir informações de maneira completa e rápida. Além disso, impede que dados fiquem espalhados em diferentes locais, ou que cópias obsoletas circulem pela empresa.

Quando uma versão desatualizada do procedimento de alguma atividade está acessível à equipe do canteiro de obras, o processo corre o risco de ser realizado de forma errada, impactando na qualidade final da obra e consequentemente no custo dela. Segundo o indicador de Custo Unitário Básico, só com despesas administrativas são gastos aproximadamente R$ 65,00 por mês a cada m2 nas obras.

A ATR Incorporadora é um exemplo de construtora que conseguiu eliminar esse problema investindo em automação no canteiro de obras. “Os formulários e documentos estão sempre atualizados, evitando o risco de usarmos instruções desatualizadas.” afirmam Gabriel Correa e Eduardo Leite, integrantes da equipe de Engenharia da ATR.

Digitalização do controle de documentos

Não é incomum que os documentos na forma física sofram algumas avarias, podendo ficar ilegíveis ou até inutilizáveis. Além disso, como precisam ser mantidos arquivados por determinado tempo, necessitam de um grande espaço físico, caso sejam impressos. Por isso, investir em armazenamento digital em nuvem é a melhor forma de economizar espaço e ainda assegurar-se contra perdas e extravios.

Com a digitalização do controle de documentos, tudo fica organizado num só lugar e os documentos podem ser acessados facilmente via tablets ou computadores. Com este investimento, por exemplo, a Construtora Lyx Engenharia reduziu o número de não conformidades em 75%.

“Conseguimos reduzir o número de não conformidades em auditorias externas, e consequentemente melhorar o nosso desempenho. Pois hoje temos a informação de forma muito mais rápida, podendo atuar preventivamente.” informam as analistas de qualidade da Lyx, Ariane Sureck e Luana Fialkoski.

A tecnologia como aliada

Soluções especializadas em gestão de obras são grandes aliadas, pois agilizam o preenchimento de checklists de inspeção, armazenam as informações de forma transparente e permitem uma rápida tomada de decisões.

Utilizar softwares especializados em armazenamento e gestão de documentos para o canteiro de obras pode ser uma ótima alternativa para otimizar o controle das informações da empresa e auxiliar a aderência a certificações de qualidade.

Assinado por: Sílvio Etges, gerente do software para construção civil Mobuss Construção.

Website: http://www.mobussconstrucao.com.br

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Anderson Scardoelli

Jornalista, 31 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

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