Curso de jornalismo local sustentável abre inscrições

Curso online de jornalismo local será realizado entre julho e agosto

Abraji está relançando, com apoio do Facebook Journalism Project, o curso online Jornalismo Local Sustentável, destinado a profissionais que trabalhem em meios de comunicação de abrangência local ou que tenham projetos para empreender nesse setor. Gratuito e aberto a jornalistas, o curso é uma reedição do programa de 2019, que teve 3,5 mil inscritos. A edição deste ano terá os mesmos conteúdos e será realizada em oito semanas, entre 6 de julho e 28 de agosto.

O conteúdo será desenvolvido em quatro módulos: Jornalismo local de qualidade; Territórios e comunidades; Ferramentas digitais para jornalistas; e Jornalismo economicamente sustentável. Nesses módulos, os participantes serão conduzidos por uma equipe de professores experientes para revisar os fundamentos do jornalismo; explorar novas linguagens como dados, podcasts e vídeo produzido com smartphones; dominar técnicas para analisar redes sociais e fazer gestão de comunidades de leitores; conhecer ferramentas digitais que darão produtividade ao trabalho jornalístico; entender como funciona uma empresa de mídia e seus modelos de negócios; e aprender a usar técnicas e ferramentas para medição de audiência.

Para o presidente da Abraji, Marcelo Träsel, “a existência de veículos de imprensa saudáveis nos municípios é fundamental para a democracia, porque é nos municípios que a cidadania acontece todos os dias. Pesquisas mostram que nas cidades onde há jornalismo independente, há menos casos de mau uso do dinheiro público. Além disso, o contato com o jornal, emissora ou website local é uma forma do cidadão conhecer na prática o trabalho dos jornalistas, o que pode contribuir para aumentar a credibilidade na imprensa como um todo.”

Leia mais:

• TV Brasil migra para o canal 1 em São Paulo
• Facebook compra empresa de mapeamento
• Publicações nocivas – por Heródoto Barbeiro

“O apoio a projetos que fortaleçam o jornalismo local é parte essencial do trabalho realizado pelo Facebook Journalism Project. Desde sua primeira edição, além de ser um recurso para jornalistas, o curso se tornou um espaço para a criação de uma comunidade de troca de idéias e soluções sobre os desafios que a imprensa enfrenta na atualidade. Junto com o Acelerador de Notícias Locais, em que participam 10 veículos de comunicação de diferentes regiões do país, essa iniciativa é parte importante do nosso apoio à imprensa brasileira,” afirma a gerente de desenvolvimento de parcerias estratégicas de notícias do Facebook para a América Latina, Dulce Ramos.

Os conteúdos estarão disponíveis em formato de vídeo, texto e indicações de leitura complementar. Além das disciplinas do programa, os participantes terão acesso a conteúdos educativos do Facebook.

O número de participantes é limitado a 1,5 mil profissionais. As inscrições já estão abertas e serão aceitas até o dia 30 de junho de 2020. Caso o número de profissionais inscritos seja inferior a 1,5 mil, a Abraji abrirá a participação a uma lista de espera criada para estudantes de jornalismo.

A coordenação acadêmica é de Sérgio Lüdtke, e a lista de professores e suas respectivas disciplinas é a seguinte:

  • Marcelo Beraba Fundamentos do Jornalismo
  • Angela Pimenta Ética, independência e impacto
  • Angelina Nunes Planejamento, apuração e edição
  • Amanda Rossi Jornalismo de dados
  • Rodrigo Vizeu Podcast
  • Arnaldo Carvalho Vídeo
  • Bruno Scartozzoni Storytelling
  • Marina Atoji Lei de acesso à informação
  • Nina Weingrill Jornalismo local
  • Reinaldo Chaves Ferramentas Abraji
  • Ana Brambilla Gestão de comunidades e Jornalismo e redes sociais
  • Sérgio Lüdtke Monitoramento e Desinformação
  • Taís Gasparian Questões legais na internet
  • Raphael Hernandes Segurança digital
  • Francisco Belda O negócio jornalístico
  • Marco Migliavacca Modelos de negócios e Noções de tecnologia para jornalistas
  • Luciana Cardoso Produtos digitais
  • Adriana Garcia Visão empreendedora
  • Pedro Burgos Analytics
  • Lívia Vieira SEO
  • Monica Marques Segurança pessoal e comunicação não-violenta

Para complementar, Elvira LobatoGabi Coelho e Vagner de Alencar contribuem com depoimentos sobre sua experiência com o jornalismo local.

Abraji é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, do acesso a informações públicas e na capacitação de jornalistas. Sua missão é elevar a qualidade do jornalismo brasileiro como forma de contribuir para a consolidação da democracia no país. Desde 2002, quando a Abraji foi fundada, mais de 9.000 jornalistas já passaram por seus congressos, cursos e treinamentos.

Facebook Journalism Project é uma iniciativa do Facebook que busca fortalecer as comunidades, conectando as pessoas ao jornalismo que importa para elas por meio de treinamentos, programas e parcerias.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

1 dia ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

1 dia ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

1 dia ago

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

1 dia ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

1 dia ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

1 dia ago