Curso de jornalismo local sustentável abre inscrições

Curso online de jornalismo local será realizado entre julho e agosto

Abraji está relançando, com apoio do Facebook Journalism Project, o curso online Jornalismo Local Sustentável, destinado a profissionais que trabalhem em meios de comunicação de abrangência local ou que tenham projetos para empreender nesse setor. Gratuito e aberto a jornalistas, o curso é uma reedição do programa de 2019, que teve 3,5 mil inscritos. A edição deste ano terá os mesmos conteúdos e será realizada em oito semanas, entre 6 de julho e 28 de agosto.

O conteúdo será desenvolvido em quatro módulos: Jornalismo local de qualidade; Territórios e comunidades; Ferramentas digitais para jornalistas; e Jornalismo economicamente sustentável. Nesses módulos, os participantes serão conduzidos por uma equipe de professores experientes para revisar os fundamentos do jornalismo; explorar novas linguagens como dados, podcasts e vídeo produzido com smartphones; dominar técnicas para analisar redes sociais e fazer gestão de comunidades de leitores; conhecer ferramentas digitais que darão produtividade ao trabalho jornalístico; entender como funciona uma empresa de mídia e seus modelos de negócios; e aprender a usar técnicas e ferramentas para medição de audiência.

Para o presidente da Abraji, Marcelo Träsel, “a existência de veículos de imprensa saudáveis nos municípios é fundamental para a democracia, porque é nos municípios que a cidadania acontece todos os dias. Pesquisas mostram que nas cidades onde há jornalismo independente, há menos casos de mau uso do dinheiro público. Além disso, o contato com o jornal, emissora ou website local é uma forma do cidadão conhecer na prática o trabalho dos jornalistas, o que pode contribuir para aumentar a credibilidade na imprensa como um todo.”

Leia mais:

• TV Brasil migra para o canal 1 em São Paulo
• Facebook compra empresa de mapeamento
• Publicações nocivas – por Heródoto Barbeiro

“O apoio a projetos que fortaleçam o jornalismo local é parte essencial do trabalho realizado pelo Facebook Journalism Project. Desde sua primeira edição, além de ser um recurso para jornalistas, o curso se tornou um espaço para a criação de uma comunidade de troca de idéias e soluções sobre os desafios que a imprensa enfrenta na atualidade. Junto com o Acelerador de Notícias Locais, em que participam 10 veículos de comunicação de diferentes regiões do país, essa iniciativa é parte importante do nosso apoio à imprensa brasileira,” afirma a gerente de desenvolvimento de parcerias estratégicas de notícias do Facebook para a América Latina, Dulce Ramos.

Os conteúdos estarão disponíveis em formato de vídeo, texto e indicações de leitura complementar. Além das disciplinas do programa, os participantes terão acesso a conteúdos educativos do Facebook.

O número de participantes é limitado a 1,5 mil profissionais. As inscrições já estão abertas e serão aceitas até o dia 30 de junho de 2020. Caso o número de profissionais inscritos seja inferior a 1,5 mil, a Abraji abrirá a participação a uma lista de espera criada para estudantes de jornalismo.

A coordenação acadêmica é de Sérgio Lüdtke, e a lista de professores e suas respectivas disciplinas é a seguinte:

  • Marcelo Beraba Fundamentos do Jornalismo
  • Angela Pimenta Ética, independência e impacto
  • Angelina Nunes Planejamento, apuração e edição
  • Amanda Rossi Jornalismo de dados
  • Rodrigo Vizeu Podcast
  • Arnaldo Carvalho Vídeo
  • Bruno Scartozzoni Storytelling
  • Marina Atoji Lei de acesso à informação
  • Nina Weingrill Jornalismo local
  • Reinaldo Chaves Ferramentas Abraji
  • Ana Brambilla Gestão de comunidades e Jornalismo e redes sociais
  • Sérgio Lüdtke Monitoramento e Desinformação
  • Taís Gasparian Questões legais na internet
  • Raphael Hernandes Segurança digital
  • Francisco Belda O negócio jornalístico
  • Marco Migliavacca Modelos de negócios e Noções de tecnologia para jornalistas
  • Luciana Cardoso Produtos digitais
  • Adriana Garcia Visão empreendedora
  • Pedro Burgos Analytics
  • Lívia Vieira SEO
  • Monica Marques Segurança pessoal e comunicação não-violenta

Para complementar, Elvira LobatoGabi Coelho e Vagner de Alencar contribuem com depoimentos sobre sua experiência com o jornalismo local.

Abraji é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, do acesso a informações públicas e na capacitação de jornalistas. Sua missão é elevar a qualidade do jornalismo brasileiro como forma de contribuir para a consolidação da democracia no país. Desde 2002, quando a Abraji foi fundada, mais de 9.000 jornalistas já passaram por seus congressos, cursos e treinamentos.

Facebook Journalism Project é uma iniciativa do Facebook que busca fortalecer as comunidades, conectando as pessoas ao jornalismo que importa para elas por meio de treinamentos, programas e parcerias.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Projeto Deluxe alinha presença digital de cirurgiã plástica

Projeto propõe abordagem estratégica para presença digital de cirurgiãs plásticas, com foco em organização de…

19 horas ago

Aliança de quatro importantes empresas do Catar assina acordo estratégico com a gigante automotiva chinesa Chery

Uma poderosa aliança de quatro importantes empresas do Catar assinou um acordo estratégico com a…

19 horas ago

Marcado leilão da Imcopa com valor mínimo de R$ 1,7 bilhão

As duas plantas industriais da processadora de soja do Paraná e sua marca de óleo…

19 horas ago

Pé-de-Meia pode ser sacado gratuitamente no Banco24Horas

A segunda parcela do incentivo-frequência, do benefício Pé-de-Meia, já está sendo paga pelo Governo Federal…

19 horas ago

Colaboração da Mavenir com Three UK e Red Hat Dobra a Velocidade 5G em Glasgow no Lançamento do UK-First Open RAN Small Cells Roll-Out

Small cells compatíveis com Mavenir Open vRAN e O-RAN centrais para o sucesso da implantação…

19 horas ago

Brindes corporativos fortalecem estratégias de engajamento e fidelização

Empresas estão apostando em brindes corporativos personalizados para fortalecer suas marcas e estreitar o relacionamento…

19 horas ago