CARREIRA

Curso gratuito aborda impacto da inteligência artificial no jornalismo

curso - inteligencia artificial - jornalismo
(Imagem: reprodução)

“Algoritmos de Notícias” é oferecido pelo Centro Knight com apoio da Fundação John S. e James L. Knight. Curso de propõe a unir o jornalistas às ferramentas de inteligência artificial

Conteúdo publicado originalmente no site do Knight Center for Journalism in the Americas

As redações em todo o mundo estão usando automação para produzir relatórios de ganhos, identificar declarações que possam ser submetidas a checagem de fatos, e fornecer atualizações sobre casos judiciais, entre outras funções. Agora é imperativo que os jornalistas entendam o poder e as armadilhas dessas tecnologias.

No próximo curso online gratuito do Centro Knight, os alunos aprenderão como os meios de comunicação estão usando algoritmos, automação e inteligência artificial para fazer jornalismo, e como podem aplicar essas ferramentas em seu próprio trabalho.

Inscreva-se agora para o curso online massivo aberto (MOOC), “Algoritmos de Notícias: O Impacto da Automação e da IA no Jornalismo“.

Nicholas Diakopoulos, professor assistente da Northwestern University e diretor do Laboratório de Jornalismo Computacional, ministrará o curso de quatro semanas, de 11 de fevereiro a 10 de março de 2019.

“É realmente sobre entender essas tecnologias em um nível bastante alto e desmistificar essas tecnologias para os alunos, de modo que eles possam entender como ser mais estratégicos com essas tecnologias, como potencialmente usar essas tecnologias em seus trabalhos ou apenas para ser mais cuidadoso e responsável na forma como eles usam essas ferramentas ou talvez noticiem essas tecnologias,” disse Diakopoulos, autor de “Automatizando as notícias: como os algoritmos estão reescrevendo a mídia”.

O curso é oferecido gratuitamente graças ao apoio da Fundação John S. e James L. Knight.

O curso é dividido em quatro módulos semanais:

  1. A primeira semana terá uma visão geral dos algoritmos, como eles são usados ​​na produção de notícias e como a mineração de dados pode ajudar os alunos a encontrar histórias. Haverá também uma introdução ao pensamento computacional.
  2. A segunda semana explorará como o conteúdo automatizado funciona, seus benefícios e limitações, e como escrever um modelo para impulsionar sua produção.
  3. A terceira semana oferecerá uma visão geral do papel dos algoritmos de curadoria de plataformas na distribuição de notícias, bem como abordagens e métricas para otimização de conteúdo.
  4. A quarta semana abordará a importância de investigar algoritmos, bem como abordagens metodológicas e desafios. Também mostrará como ser transparente ao usar algoritmos para jornalismo.

“Quero que os alunos possam pensar de forma estratégica, criativa e responsável sobre a adoção dessas tecnologias em seu trabalho”, disse Diakopoulos.

Cada módulo semanal consistirá de lições em vídeo, leituras, questionários e participação em fóruns de discussão. Como todos os cursos do Centro Knight, este MOOC é assíncrono, para que os alunos possam concluir as atividades durante os dias e horários mais convenientes. No entanto, existem prazos sugeridos para que você não fique para trás.

Nos fóruns de discussão, os alunos receberão perguntas para que possam aplicar seu aprendizado. Por exemplo, vão identificar as tarefas que realizam rotineiramente e se os algoritmos podem ou não ajudar. Os alunos também serão solicitados a revisar o comportamento de bots que trabalham através de mídias sociais e potenciais usos para automação na redação. Eles também vão monitorar possíveis limitações de algoritmos que usam preenchimento automático.

Propósito

O objetivo é que os alunos continuem a identificar como esses sistemas são usados ​​no mundo e como eles podem incorporá-los em suas próprias redações. Conhecer minuciosamente os recursos e as limitações dessas tecnologias garantirá que os alunos não pensem neles como uma espécie de “mágica”, disse Diakopoulos.

Diakopoulos é professor assistente no Departamento de Estudos de Comunicação da Escola de Comunicação da Northwestern University e diretor do Laboratório de Jornalismo Computacional. Ele também é bolsista Tow Fellow da Escola de Jornalismo na Columbia University em Nova York. Anteriormente, co-fundou o programa em Jornalismo Computacional na Georgia Tech, onde também recebeu seu Ph.D. em Ciência da Computação.

“Temos a sorte de ter o Dr. Diakopoulos como instrutor deste curso, pois ele é um especialista nesta área e sabe como explicar as complexas questões envolvidas em algoritmos e inteligência artificial usados ​​por organizações de notícias de uma forma simples e direta,” disse o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight.

“Estamos entrando em uma nova fase da revolução digital, com algoritmos e inteligência artificial sendo usados ​​em todos os lugares. É hora de os jornalistas se prepararem para essa nova era,” disse Alves.

Só para jornalistas?

O curso foi preparado tendo jornalistas em mente, mas está aberto a qualquer pessoa que queira aprender sobre algoritmos, automação e inteligência artificial e como essas técnicas podem ser usadas na produção de notícias. Nenhuma habilidade técnica é necessária.

O MOOC é gratuito, mas os alunos que concluírem com êxito os requisitos do curso e pagarem uma taxa administrativa de $30 dólares receberão um certificado de conclusão em formato PDF. Nenhum crédito formal de faculdade está associado ao certificado.

Inscreva-se agora neste mais recente curso do Centro Knight e saiba mais sobre como as tecnologias emergentes podem ajudá-lo na redação.

SOBRE O AUTOR

avatar

UT Knight Center

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin é um programa de extensão e capacitação profissional para jornalistas na América Latina e no Caribe. Organiza programas de treinamento que já beneficiaram milhares de jornalistas e professores de jornalismo nas Américas. O Centro Knight também ajudou a criar uma nova geração de organizações jornalísticas independentes. Essas organizações têm desenvolvido programas de treinamento auto-sustentáveis com o objetivo de aumentar os níveis éticos e profissionais do jornalismo, contribuindo assim ao aprimoramento da liberdade de imprensa e da democracia no hemisfério. O Knight Center publica um blog trilíngue em português, espanhol e inglês que cobre temas ligados ao jornalismo e à liberdade de imprensa na América Latina e no Caribe.

COMENTAR

COMENTAR