CARREIRA

Curso no RJ: Ruy Castro fala de jornalismo e gêneros literários

ruy castro - curso - generos literarios
Ruy Castro comanda curso no Rio de Janeiro (Imagem: Fabio Setímio)

“5x Ruy Castro: Jornalismo, biografia, reconstituição histórica, ficção histórica e crônica”. Curso conduzido pelo escritor aborda gêneros literários. Aulas serão realizadas no Rio de Janeiro

Jornalista, colunista da Folha de S. Paulo, escritor premiado e professor. A partir de novembro, Ruy Castro comanda o mais novo curso oferecido pelo Instituto Estação das Letras, no Rio de Janeiro. O comunicador será o responsável pelas aulas intituladas “5x Ruy Castro: Jornalismo, biografia, reconstituição histórica, ficção histórica e crônica”. Como o nome sugere, serão destacados cinco gêneros literários.

As aulas do curso comandado por Ruy Castro serão realizadas às noites de segunda-feira de novembro: dias 5, 12 19 e 26 de novembro. Os encontros serão realizados das 18h às 21h, somando 21 horas de atividades complementares — pois também haverá aula em 3 de dezembro. Entre os temas a serem abordados estão pontos ligados diretamente ao trabalho do professor, reconhecido por suas produções biográficas. Os alunos terão a acesso a conteúdos como:

  • Ciência e a arte da Biografia e a escolha do biografado – quem é e quem não é biografável;
  • Por que Ruy Castro resolveu biografar Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda, e não outras pessoas?;
  • Todo mundo fala em “pesquisa” – mas o que importa mesmo é a “investigação”;
  • A busca incansável das fontes de informação;
  • Como se preparar para uma entrevista;
  • Como organizar o material durante a longa fase da apuração;
  • A técnica de escrever – macetes, truques e muitas dicas úteis;
  • Como sobreviver aos herdeiros do biografado.

Mais conteúdo

Ao decorrer dos encontros, Ruy Castro abordará questões que são comuns a quem lida com a escrita, seja na produção de livros ou no desenvolvimento de artigos para veículos da imprensa. Colunista da Folha de S. Paulo desde 2007, ele promete inserir no curso de gêneros jornalísticos discussões sobre como condensar o pensamento em coluna que precisa ter menos de 2 caracteres, por exemplo. Para obras do mercado editorial, ele pergunta: como remodelar um período em que todas as fontes possíveis já estão mortas? Até que ponto um escritor pode se permitir “imaginar” como foi que isto ou aquilo aconteceu?

Expectativas

Fundadora do Instituto Estação das Letras, Suzana Vargas não esconde as suas expectativas em relação ao curso livre a ser conduzido pelo comunicador. “No caso de Ruy Castro, autor de sucesso em muitos gêneros, as pessoas poderão conhecer de perto a carpintaria do autor (como biógrafo, cronista, ensaísta, jornalista, romancista) que lerá e comentará textos de sua autoria. Posteriormente, o público também realizará alguns exercícios tendo seus trabalhos comentados do ponto de vista técnico-estilístico pelo professor”.

Inscrições abertas

As aulas do curso conduzido por Ruy Castro podem ser adquiridas de forma independente. Cada módulo custa R$ 250,00, mas quem fizer dois ganha 10% de desconto. Interessados em três ou mais módulos tem direito a 20% de desconto. Desse modo, quem marcar presença nos cinco encontros desembolsará R$ 1.000,00. Para se inscrever, é necessário enviar e-mail para iel@estacaodasletras.com.br ou ligar para o telefone 21-3237-3947.

Serviço – curso com Ruy Castro

O quê?
“5x Ruy Castro: Jornalismo, biografia, reconstituição histórica, ficção histórica e crônica”

Quando?
Dias 5, 12 19 e 26 de novembro e 3 de dezembro

Horário?
Das 18h às 21h

Onde?
Instituto Estação das Letras
(Rua Marquês de Abrantes, 177, lojas 107 e 108, Flamengo – Rio de Janeiro/RJ)

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR