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Dia do Consumidor: eles estão mais conscientes e conectados

No Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, a ABVTEX destaca o perfil do novo consumidor que cada vez mais valoriza a moda sustentável

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São Paulo, SP 16/3/2021 – É notável o empoderamento do consumidor, que vem se tornando cada vez mais consciente da necessidade de escolhas e dos impactos do seu consumo.

Embora seja uma data comercial que movimenta o varejo, a origem do Dia Mundial do Consumidor teve como objetivo a reflexão sobre a adoção das melhores práticas nas relações de consumo. “É com esta perspectiva que as varejistas associadas à ABVTEX incentivam sua cadeia produtiva a adotar as melhores práticas de sustentabilidade”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil).

A entidade que representa cerca de 100 marcas do varejo de moda nacional reconhece e valoriza a importância das novas conexões entre marcas e consumidores. “É notável o empoderamento do consumidor, que vem se tornando cada vez mais consciente da necessidade de escolhas e dos impactos do seu consumo. A pandemia afetou a todos e motivou as marcas a adotarem novos formatos para o relacionamento com os consumidores. O varejo de moda representado pela ABVTEX está cada vez mais conectado e aderente à sustentabilidade, se antecipando às necessidades do consumidor”, enfatiza Lima.

Neste sentido, a ABVTEX e suas associadas mantêm a iniciativa de promover o fornecimento responsável dos produtos de moda do país, por meio do Programa ABVTEX. Em 10 anos de existência, o Programa já realizou mais de 41,5 mil auditorias em confecções e seus subcontratados para verificação das boas práticas e promoção do trabalho decente na produção de artigos de vestuário e calçados. Até fevereiro, o Programa aprovou 3.293 empresas garantindo condições dignas de trabalho a mais 303 mil pessoas.

A Euromonitor International identificou tendências que foram influenciadas ou aceleradas pela pandemia e que mudam para sempre o comportamento dos consumidores. E a primeira delas é de que as empresas devem colaborar para a criação de um mundo mais sustentável, promovendo a mudança de uma economia baseada em volume para uma baseada em valor, contribuindo para a solução da desigualdade social e dos danos ambientais.

Um forte senso de responsabilidade social agora é uma demanda permanente dos consumidores para as marcas conquistarem a empatia deles, que escolherão marcas que ajudem a fazer do mundo um lugar mais limpo, saudável, resiliente e justo, segundo a Euromonitor.

Website: https://www.abvtex.org.br/

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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