COMUNICAÇÃO

Dicionário corporativo: aprenda a falar a língua da sua empresa

dicionario corporativo - adzuna
(Imagem: reprodução)

A Adzuna, nova parceira de conteúdo do Portal Comunique-se, aborda o “dicionário corporativo”. Confira, abaixo, a tradução de 20 termos cada vez mais comuns no mercado de trabalho do Brasil

Expressar-se de forma articulada e escrever em um português claro e coerente é fator determinante para muitas contratações. A maioria dos processos seletivos das grandes empresas, por exemplo, envolvem uma fase de testes online ou presencial que inclui não só uma prova de português mas, muitas vezes, também de uma segunda língua. Isso porque, independentemente do cargo ocupado, capacidade de  comunicação é elemento básico para sua jornada profissional.

Mas existe um idioma comum no mundo corporativo que vai te auxiliar a entender melhor a dinâmica do negócio da empresa e, ao mesmo tempo, facilitar sua integração ao time: o jargão corporativo. Não conhecer os termos corriqueiros no cotidiano da empresa onde você trabalha ou pretende trabalhar é como viajar para um país cujo idioma você não fala. E isso pode causar muitos contratempos e desentendimentos que acabam atrapalhando sua viagem, no sentido de perder tempo com traduções ou dificultar a socialização. O mesmo acontece se você não fala a língua da empresa.

Mas o que é jargão?

Segundo o dicionário Aurélio, jargão significa “linguagem característica de um grupo profissional ou sociocultural”.  A origem da maioria dos jargões são traduções do inglês para o português. Mas também existem as expressões e termos que ganham um novo sentido no contexto corporativo.

Os jargões mudam de empresa para empresa, mas algumas expressões podem ser consideradas “universais” no mundo corporativo. Então observe a lista dos termos que você deve acrescentar ao seu vocabulário para não se sentir em um país estrangeiro dentro da empresa:

Schedular
Do inglês schedule (‘agenda’ ou ‘agendar’). Refere-se a “marcar uma reunião”.

Brainstorm
Reunião específica para gerar ideias ou soluções para um problema.

Empowerment
Em tradução literal: dar poder. Normalmente usado para referir-se à incumbência de tarefas.

Feedback
Resposta a um assunto em aberto.

Quebrar paradigmas
Adotar novas práticas e métodos.

Sinergia
Significa coesão e colaboração entre os membros de um time.

Briefing/Debriefing
É o ato de passar informação sobre um projeto e depois avaliar como a informação foi utilizada.

Tropicalizar
É a adaptação das estratégias da empresa para a cultura do local onde está instalada.

Deadline
“Prazo final” em inglês.

Follow-up
É o acompanhamento ou retomada de assuntos e projetos em andamento, além de representar o retorno a conversas em aberto por telefone ou e-mail.

Os jargões mudam de empresa para empresa, mas algumas expressões podem ser consideradas “universais”

Business Plan
É o plano de negócios ou a diretriz da empresa.

Budget
Orçamento.

Workshop
Qualquer tipo de treinamento oferecido aos funcionários.

Coaching
Expressão usada para processo de desenvolvimento profissional supervisionado e aconselhado por um profissional mais experiente.

CEO
Chief Executive Officer: Diretor Executivo, cargo mais alto na hierarquia de uma empresa.

CFO
Chief Financial Officer: Diretor Financeiro.

COO
Chief Operating Officer: Diretor Operacional.

CTO
Chief Technology Officer: Diretor de Tecnologia.

B2B/B2C
Abreviações de Business to Business e Business to Customer. Representam os negócios entre empresas e de empresa para cliente, respectivamente.

Performar
Define a performance de uma ação qualquer no negócio.

É importante lembrar, contudo, que utilizar jargões em excesso pode se tornar cansativo e parecer um esforço desnecessário para se inserir no ambiente. Então observe os hábitos de comunicação e os momentos em que cada expressão é utilizada. O real cenário Ganha-ganha (situação que beneficia a todos), portanto, é aprender esses termos enquanto vivencia o ambiente de trabalho, então acesse o site da Adzuna e busque entre as nossas mais de 300 mil vagas disponíveis!

Leia mais:

SOBRE O AUTOR

Adzuna

Fundada em 2011, a Adzuna é um site agregador de vagas de emprego e estágio que começou no Reino Unido e agora está presente em 16 países, reunindo os maiores sites e portais de emprego em um só lugar. Utilizando os dados colhidos com a própria ferramenta e a expertise dos profissionais da equipe, produzem artigos semanalmente para um blog especializado em carreira, mercado de trabalho e vida profissional em geral.

COMENTAR

COMENTAR

COMO AGÊNCIAS PODEM CRESCER FATURAMENTO COM O INFLUENCER MARKETING?

Webinar

14/07 às 16:00