Portal Comunique-se

Diretamente do Pará, O Liberal reforça time de colunistas

o liberal - luís ernesto lacombe - kelly fuzaro
O jornalista e colunista de O Liberal Luís Ernesto Lacombe. (Imagem: Kelly Fuzaro)

Desde dezembro, profissionais como Silvio Navarro e Luís Ernesto Lacombe passaram a escrever para o veículo de comunicação

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Apesar de ser o último mês do ano, dezembro não representou em 2021 momento apenas de balanço para a redação de O Liberal. Baseado em Belém, capital do Pará, o veículo de comunicação aproveitou o período para promover estreias — principalmente no time de colunistas. As novidades da parte analítica atendem pelos nomes de Aldo Rebelo, Luís Ernesto Lacombe e Silvio Navarro.

Leia mais:

Ex-ministro de Lula e Dilma, Aldo Rebelo — que se apresenta como jornalista, apesar de não ter concluído o ensino superior — passou a ser articulista mensal de O Liberal. No primeiro texto para o título paraense, ele se propôs a escrever sobre a Amazônia. De acordo com ele, o governo federal precisa colocar em prática um programa de “proteção efetiva do meio ambiente”. O artigo está disponível na internet (e pode ser lido aqui). A expectativa é a de que o próximo conteúdo assinado por Rebelo seja publicado no próximo fim de semana.

Comentarista do programa ‘Opinião no Ar’, na RedeTV, e repórter especial da revista digital Oeste, Silvio Navarro também começou a escrever para as plataformas de O Liberal desde o início de dezembro. Diferentemente da periodicidade adotada por Aldo Rebelo, ele figura como colunista semanal. Autor do livro Celso Daniel – Política, corrupção e morte no coração do PT, o jornalista escreve sobre assuntos que movimentam a política brasileira.

No texto publicado no último dia 29, Silvio Navarro apresenta “razões para acreditar” que 2022 poderá ser um bom ano. “É claro que a inflação é um pesadelo bem conhecido dos brasileiros. Mas há rédeas possíveis. Se os tiranetes dos lockdowns não voltarem e o Supremo Tribunal Federal (STF) deixar as pessoas decidirem sobre as suas próprias vidas, 2022 pode ser um ano bom”, afirma o colunista que faz questão de compartilhar o seu e-mail com o público do jornal baseado no Norte do país: silvionavarrojornalista@gmail.com.

Os materiais assinados por Silvio Navarro são publicados originalmente às quartas-feiras — e disponibilizados na versão online do veículo de comunicação. Para o decorrer deste ano, a expectativa é a de que a relação dele com O Liberal torne-se cada vez mais multimídia. O último artigo de 2021 contou, por exemplo, com vídeo de apresentação, no qual o próprio colunista vai além de convidar o público à leitura. Ele pede para os leitores interagirem por meio do campo de comentários.

Luís Ernesto Lacombe em O Liberal

Quem também passou a colaborar semanalmente com os canais de O Liberal foi o premiado Luís Ernesto Lacombe. Vencedor da edição 2021 do Prêmio Comunique-se — que é definido pela redação do veículo como “o mais importante da área de comunicação do Brasil” — nas categorias ‘Jornalista Influenciador Digital’ e ‘Apresentador’, ele escreve aos domingos.

Ser tradicional, ter história, não significa ficar parado no tempo, avesso a inovações e avanços. Prova que é possível ter princípios, e valores fundamentais, sem abrir mão do progresso — Luís Ernesto Lacombe

Escritor, com quatro livros publicados, Lacombe tem ido além de meras análises políticas na parceria com a equipe de O Liberal. Na primeira participação em 2022, cujo material foi divulgado no dia 2, ele desenvolveu um poema de 8 estrofes, com quatro versos cada. Para o conteúdo, intitulado “Fé e esperança”, o jornalista fez o mesmo que Silvio Navarro: gravou vídeo de apresentação do tema.

“Estar perto de quem vive nessa região [Norte do Brasil] é mais uma oportunidade para propor discussões pertinentes e urgentes sobre os maiores desafios que todos os brasileiros têm que encarar”, declarou Lacombe no momento em que foi apresentado como colunista do jornal. “O valor da tradição de O Liberal é incalculável. E ser tradicional, ter história, não significa ficar parado no tempo, avesso a inovações e avanços. Prova que é possível ter princípios, e valores fundamentais, sem abrir mão do progresso, do desenvolvimento, respeitando liberdades, a democracia, a pluralidade”, prosseguiu o jornalista.

Colunista de O Liberal desde o início de dezembro, Luís Ernesto Lacombe segue com suas demais atividades profissionais. Na televisão, por exemplo, ele é apresentador de duas atrações na RedeTV, o diário ‘Opinião no Ar’ e o semanal ‘Agora com Lacombe’. Além disso, mantém ativo canais no YouTube e escreve para o jornal digital Gazeta do Povo.

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner