Direto com o povo – por Heródoto Barbeiro

“O presidente surpreende a todos com a divulgação de atos inéditos do governo. Isto obriga a mídia a fazer uma edição da live”. Portal Comunique-se publica mais um artigo do ‘Mestre do Jornalismo’ Heródoto Barbeiro

Leia, abaixo, o artigo de Heródoto Barbeiro sobre o trabalho de comunicação do presidente…

O presidente dá um passo decisivo para não depender mais dos jornalistas para divulgar as realizações do governo. Nem de suas opiniões pessoais de assuntos nacionais. Graças à tecnologia de última geração, é capaz de ser ouvido em qualquer parte do pais a partir de suas lives na capital da República. A audiência é maciça e até mesmo os jornalistas são obrigados a acompanhar as falas presidenciais, pois não têm acesso às informações divulgadas.

Leia mais:

O presidente surpreende a todos com a divulgação de atos inéditos do governo. Isso obriga a mídia a fazer uma edição da live e, posteriormente, publicar os pontos que considera importantes e abre para as análises e os comentários. Em outras palavras, a imprensa está destinada a correr atrás das notícias divulgas pelo presidente. A live tem uma estrutura estatal, portanto paga pelo povo, e que garante uma repercussão favorável ao que é divulgada pelo chefe do governo.

“Em outras palavras, a imprensa está destinada a correr atrás das notícias divulgas pelo presidente”. (Heródoto Barbeiro)

Sua voz é inconfundível e sua personalidade retratada na imaginação do público. Com isso, torna-se cada vez mais popular até mesmo entre os que não votaram nele na última eleição. Não lhe falta assessoria para indicar quais são os assuntos que deve divulgar na live, e certamente, tem pesquisa de opinião sobre o que deve dizer e o que não dizer. Afinal, o departamento de imprensa e propaganda existe para isso. O espaço está garantido para que a oposição e os críticos do governo não tenham nenhuma participação e, assim, o que é divulgado não tem contestação. É chamado pelos críticos de  fala sozinho”. O modelo não é novo. Vários líderes mundiais fazem o mesmo e conseguem difundir suas ideias e programas de governo com grande assertividade. Principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

“O que é divulgado não tem contestação. É chamado pelos críticos de  fala sozinho”. (Heródoto Barbeiro)

A palavra do presidente em um espaço informativo só para ele é uma forma de fortalecer o seu governo e sua figura. Busca um contato direto com o cidadão, esteja ele no campo, nas grandes cidades ou no longo litoral brasileiro. Afinal, a tecnologia à disposição proporciona o alcance em todo território nacional. A hora escolhida para a live é o inicio da noite, onde se supõe que a maioria das pessoas já está em casa, ou aglomerada em alguns lugares em que há a transmissão do programa.

A pauta do dia ganha importância graças ao trabalho do DIP, o Departamento de Imprensa e Propaganda, o mesmo que censura a publicação de livros ou jornais da oposição. As instalações da Radio Nacional no Rio de Janeiro é o local onde o ditador Getúlio Vargas aguarda a vinheta de abertura que diz “Na Guanabara, 19 horas”. Durante uma hora, o governo e seus ministros se dirigem ao cidadão, apertados em torno de um receptor de rádio de ondas médias e curtas, a espera do jargão preferido de Vargas: “trabalhadores do Brasil “. Com sotaque gaúcho…

Compartilhe
0
0
Heródoto Barbeiro

Comentarista do ‘Jornal da Record News’, noticiário do qual atuou por anos como âncora e editor-chefe. Já foi professor de história, carreira que seguiu por quase 20 anos. Na imprensa, passou por CBN, Rádio Globo, Jovem Pan, TV Cultura, TV Gazeta e Diário de S. Paulo. Edita o Blog do Barbeiro – Barba, Bigode e Cabelo, hospedado pelo R7. É "Mestre do Jornalismo" do Prêmio Comunique-se na categoria 'Âncora de Rádio'

Recent Posts

Agências de publicidade analisam opções tributárias para impulsionar crescimento

Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…

15 horas ago

Investir em IA pode melhorar eficiência do setor de energia

Especialista explica como a automação de processos e o suporte a redes inteligentes pode ajudar…

15 horas ago

Novo podcast sobre comunicação é lançado em São Paulo

Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…

15 horas ago

Mestrado nos EUA exige planejamento e análise cuidadosa

Alessandra Crisanto, CEO de empresa que presta consultoria a brasileiros interessados em estudar no exterior,…

15 horas ago

Keep Running oferece acompanhamento 360º para corredores

A metodologia desenvolvida pela marca se baseia em uma experiência integral dos atletas, abrangendo aspectos…

15 horas ago

Yungas lança podcast sobre inovação no varejo nacional

CEO da empresa afirma que o Yungacast tem como objetivo conectar os ouvintes ao mundo…

15 horas ago