João Doria quer transformar lixeiras em espaços publicitários

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), criou projeto de lei para transformar equipamentos de mobiliário urbano – como lixeiras, banheiros, bicicletários e quiosques – em espaços para veiculação de publicidade. O político enviou projeto de lei à Câmara Municipal apresentando a ideia que, na prática, amplia o que já é feito nos relógios de rua e abrigos de ônibus, que desde 2012 recebem comunicação com flexibilização da Lei Cidade Limpa, em vigor há dez anos. As informações são do Estadão.

Com o projeto, o prefeito da capital pede autorização do Legislativo para deixar sob responsabilidade da iniciativa privada a confecção, instalação e manutenção de 13 itens de mobiliário urbano, pelo prazo de até 30 anos. Além de publicidade, os artigos poderão conter câmeras e sinal de internet Wi-Fi.

Os itens listados para o projeto são banheiros (padrão, acessível e móvel), placas com nome de vias e logradouros públicos, bicicletários, lixeiras, quiosques multiúso, bancos de descanso, bebedouros, grades, balizadores, paraciclos e totens interativos.

De acordo com a gestão Doria, a exploração publicitária tem intuito de atrair empresas para assumirem a manutenção de equipamentos públicos, principalmente aqueles que não estão atrelados à venda de um produto. É informado, ainda, que esta possibilidade já era prevista na Lei Cidade Limpa, sancionada pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD).

Secretário municipal de Governo, Julio Semeghini declara que a lei que baniu a publicidade das ruas diz, claramente, “que itens de mobiliário urbano podem receber anúncio mediante aprovação de lei específica”. O projeto precisa ser aprovado em duas votações na Câmara, antes de ir à sanção.

A nova proposta apresentada por Doria inclui sete itens do mobiliário não previstos na Lei Cidade Limpa, mas veda publicidade em cinco: bancos, bebedouros, balizadores, grades e paraciclos. Dos novos, só quiosques multiúso e totens interativos poderão ter anúncios.

Os anúncios a serem veiculados no mobiliário urbano serão padronizados e distribuídos, segundo análise da Prefeitura. As características, tamanhos, quantidades e localização dos novos equipamentos e as regras da comunicação serão definidas no edital de licitação que a gestão Doria lançará se o projeto foi aprovado.

Leia mais…

Kindle gera crise ao usar “muros cinzas” de João Doria em 1ª propaganda no Brasil

João Doria encerra versão impressa do Diário Oficial da prefeitura

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

17 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

17 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

17 horas ago

Entidades lançam manifesto a favor da pauta ASG na graduação

Objetivo é conscientizar as faculdades de administração e gestão sobre a importância de incluírem, em…

17 horas ago

Workshop com o ator da Globo prepara atores para o cinema

O workshop “Luz, Câmera, Ação! A preparação do ator para o set de filmagem” oferece…

17 horas ago

Faculdade de medicina promove 2ª Conferência do SUS

A Faculdade de Medicina FACERES promove a 2ª Conferência do SUS, com o objetivo de…

17 horas ago