Dove produz campanha racista e pede desculpas após críticas

A marca de produtos para cuidados pessoais Dove se desculpou após publicar anúncio racista em sua fan page dos Estados Unidos. Criticada nas redes sociais, a empresa se desculpou. Na peça publicitária apagada logo após a veiculação do pedido de desculpas, uma mulher negra tirava uma camiseta marrom e se transformava em outra mulher, branca, ruiva e com roupa mais clara, esta se convertia em uma jovem branca de cabelos pretos. As informações são do El País.

Propriedade da companhia Unilever, a marca declarou que errou ao “representar as mulheres de cor, e lamentamos profundamente os danos causados”. O pedido de desculpas também foi veiculado via Twitter e Facebook.

A usuária Nay the mua, maquiadora norte-americana negra, denunciou o anúncio em seu mural. “Estava navegando pelo Facebook e este anúncio da Dove me aparece”, disse. A marca respondeu a ela que as imagens pretendiam mostrar os benefícios do produto destinado a “para todos os tipos de pele”.

Campanha Dove divulgada nas redes sociais (Imagem: Reprodução/Facebook)

Por meio do Twitter, a marca da Unilever disse: “Uma imagem que publicamos recentemente no Facebook errou ao representar mulheres negras de forma desrespeitosa. Lamentamos profundamente a ofensa que causou [o anúncio]”.

A publicação original da Dove recebeu 1,3 milhão de comentários, mais de 3.700 reações e foi 10.180 vezes partilhada. Ao criticar a peça, os usuários concordaram que, ao colocar a mulher negra na primeira foto, o anúncio pareceu representar “o sujo”, que fica “limpo e branco” depois de usar o sabonete.

Por causa da publicação do anúncio, a hastag #BoycottDove era amplamente replicada na rede social na manhã desta segunda-feira, 9. Segundo o G1, na Bolsa de Valores de Londres, às 7h30 GMT (4h30 de Brasília), o preço da ação da Unilever caia ligeiramente 0,39% em um mercado estável.

Esta não é a primeira vez que a Dove é acusada de racismo. Em 2011, uma campanha que mostrava três mulheres de diferentes cores de pele também causou polêmica. O anúncio sugeria que após usar um produto Dove a pele de uma mulher negra se tornava mais clara. Também em 2015, um produto da marca anunciava em sua etiqueta que podia ser usado por pessoas com “peles normais e negras”.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

19 horas ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

19 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

19 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

19 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

19 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

19 horas ago