Uncategorized

EBC celebra 40 anos da Nacional da Amazônia com especial

rádio nacional da amazônia - aniv
(Imagem: Divulgação)

Série de cinco reportagens aborda história, papel social e desafios da Nacional da Amazônia

O radiojornalismo da EBC preparou série especial com cinco matérias para comemorar os 40 anos da Rádio Nacional da Amazônia, celebrado em 1º de setembro. Desde segunda-feira, 28, os ouvintes acompanham, na primeira edição do Repórter Nacional, a veiculação de conteúdos especiais produzidos pela equipe por ocasião do aniversário. As reportagens também irão ao ar ao longo da programação, nos demais radiojornais.

Na primeira reportagem, a jornalista da EBC, Maíra Heinen, conta a história da emissora, criada para integrar a Amazônia Legal ao restante do país. Durante a produção, ela conversou com Artemisa Azevedo, Sula Sevillis, Airton Medeiros, Miss Lene, Carlos Moreira, Renato Lima, âncoras, apresentadores e profissionais que fazem e fizeram a história da emissora.

Maíra conta como foi produzir o especial. Além do desafio, ela ressalta a importância de mostrar a história da rádio e sua importância para a população da região. “É gratificante ouvir nossos colegas trabalharem com tanta paixão e terem tanto orgulho. A gente sai do clichê de que a Amazônia é só floresta. Olhamos com muito cuidado e carinho para essa região do país”, afirma.

Para falar dos programas que fizeram história e artistas que começaram a carreira na Nacional da Amazônia, tema da segunda reportagem da série, Maíra recorda entrevistas com artistas como Amado Batista e a dupla Chico Rei e Paraná.

A importância da Nacional da Amazônia ontem e hoje será destaque da terceira matéria da série. O público será informado sobre os serviços que a Nacional da Amazônia prestou e presta ao longo dessas quatro décadas, como, por exemplo, a promoção de encontros entre familiares e parentes desaparecidos. Os conselhos da Luísa Inês, as questões de gênero debatidas no ‘Viva Maria’, com Mara Régia, os recados e o papel social da emissora pública também serão tratados na quarta-feira, 30 de agosto.

A atuação dos jornalistas da EBC na produção de notícias sobre a região é pano de fundo para a quarta reportagem da série, que será veiculada na quinta-feira, 31. Maíra Heinen recorda as principais coberturas do radiojornalismo da EBC para a Rádio Nacional da Amazônia. A emissora e sua equipe já foram agraciadas com alguns dos mais importantes prêmios concedidos a profissionais do jornalismo no país. Em 2012, a reportagem ‘Crimes contra Indígenas na Ditadura’ conquistou o Prêmio Vladimir Herzog, na categoria rádio.

Na última reportagem da série, os ouvintes serão levados a pensar sobre o futuro, a importância da emissora e seus desafios. Todas as reportagens estarão disponíveis para acesso no site da Radioagência Nacional e poderão ser ouvidas também pelo site das Rádios EBC, no endereço www.radios.ebc.com.br.

Os 40 anos nos Veículos EBC

Ainda em ritmo de comemoração, a EBC prepara exposição com fotos históricas da Nacional da Amazônia, na sede da Empresa, em Brasília. O Portal EBC publicará conteúdo multimídia comemorativo e os perfis @ebcnarede e @nacionaldaamazonia no Facebook publicarão vídeos e chamadas especiais.

Serviço:

Série Especial 40 Anos da Rádio Nacional da Amazônia

De 28/8 a 1°/9 – A partir das 7h, no Repórter Nacional

radios.ebc.com.br/nacionalamazonia

radioagencianacional.ebc.com.br

No Facebook:@ebcnarede / @nacionaldaamazonia

Produção

Reportagem: Maíra Heinen

Edição: Juliana Russomano

Coordenação: Juliana Russomano

Sonoplastia: Messias Melo

SOBRE O AUTOR

Portal EBC

EBC

Site lançado em outubro de 2011 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Produz conteúdo público com foco nos usuários de internet e apresenta, de forma integrada, as questões de comunicação pública. É composto de sete canais: notícias, cidadania, educação, esportes, tecnologia, cultura e infantil.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se