O ano de 2016 é de mudanças para a Editora Abril. Após a contratação do publicitário Walter Longo para a presidência e alterações em áreas estratégias, a empresa vai migrar seus sites para WordPress. O processo de mudança foi iniciado pela Veja e o resultado deu abertura para que todos os outros títulos fossem alterados. Em entrevista exclusiva à reportagem do Portal Comunique-se, o diretor de TI da Abril, Carlos Sangiorgio, revelou detalhes do projeto.
Os testes de migração começaram no mês de Abril, mas desde o início do ano a empresa começou a considerar a mudança. “Precisamos focar no nosso core business, ou seja, produção de conteúdo de qualidade. A tecnologia deve viabilizar a forma mais eficiente e eficaz de levar esse conteúdo a nossos leitores. Julgamos que WP é a melhor tecnologia para atingirmos esse objetivo”, explicou Sangiorgio.
Por enquanto, Veja, Capricho e Superinteressante já estão em WordPress. As demais marcas irão migrar aos poucos, sendo que todas irão ter seus sites reformulados. Para Sangiorgio, os resultados alcançados até o momento são excelentes. “Sites mais clean, rápidos e padronizados, o que facilita a venda de publicidade. A expectativa é posicionar a Abril na linha de frente dos produtos digitais”.
No total, 60 colaboradores foram envolvidos no projeto. A Editora Abril não revela quanto foi investido, mas os resultados já podem ser compartilhados. A empresa revela que o teste em Veja fez com que o viewability do site aumentasse 14%, saltando de 63% para os 72%. No mobile, o crescimento já atinge 70%, um aumento de 15%. Os dados são da MOAT, empresa americana que avalia a performance dos sites da Abril.
Quando o assunto é interação, houve ganho nos dispositivos móveis. Com o novo publicador, a Abril conseguiu três vezes mais interações do que a média do mercado. Os índices de KPI (sigla em inglês para “indicador-chave de performance”) de branding também tiveram aumento: a quantidade de cliques subiu 71% no desktop e 78% no mobile.
Diretor de marketing da Abril, Tiago Afonso afirma que está entusiasmado com os resultados. “Assim como já faz para o meio impresso – e comprovado pelos estudos da GFK -, a Abril busca desenvolver publicações e sites que, além de alcançar, conquiste a atenção da audiência. A qualidade do contato com as pessoas influencia a transmissão da mensagem e, como consequência, todos os indicadores de marketing”.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…