Em um mês, TV paga perde 180 mil assinantes no Brasil

É o que informa a Agência Nacional de Telecomunicações

O ano não começou bem para um setor em específico da mídia brasileira. De acordo com dados oficiais divulgados nesta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o mercado de TV por assinatura perdeu mais de 180 mil usuários somente em janeiro.

Leia mais:

Conforme registro do site Minha Operadora, o primeiro mês de 2021 contabilizou o encerramento de 183,3 mil contratos de TV paga no país. Com isso, o volume de clientes do setor segue em retração. No comparativo de um ano (janeiro de 2021 X janeiro de 2020), o mercado encolheu 4,97%, indo de 15,4 milhões de usuários para 14,6 milhões.

Com menos assinantes, o setor perde densidade entre a população brasileira como um todo. Segundo a Anatel, o serviço de TV por assinatura é, atualmente, disponibilizado a 21 pessoas a cada 100 mil habitantes.

Entre as operadoras, a Claro (que passou a controlar a Net) domina o mercado. Quase metade dos clientes ativos de TV paga no Brasil está atrelada à empresa: 47,21%. Na sequência, aparecem Sky, Oi e Vivo. Elas registram 30,43%, 11,64% e 8,47% da fatia do mercado, respectivamente.

Em queda

Os dados relativos a janeiro não são um ponto fora da curva para o setor. Depois de fechar 2014 com recorde de assinantes (19,6 milhões), a TV paga só perdeu espaço entre o consumo de brasileiros. No fim de 2020, por exemplo, a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) informou que o volume de clientes estava na casa dos 14,9 milhões.

Streaming e pirataria

Alguns analistas atrelam a perda de espaço da TV por assinatura ao surgimento de serviços de streaming, como a Netflix, no decorrer dos últimos anos. O novo tipo de concorrência, contudo, não pode ser definido como o único vilão na história. Isso porque a área é alvo de “pirataria”. Ação que, além do “desvio” de cabos, passou a contar com oferta ilegal por meio de IPTV (sigla que indica a disponibilização de recursos de televisão na internet).

Simples busca pelo Google indica que há site oferecendo pacote com mais de 16 mil canais por mensalidade de R$ 29,90, algo inimaginável para o produto original e legalizado, no qual um plano gira em torno de R$ 100,00 mensais.

O problema da pirataria tem feito a ABTA e seus associados se movimentarem no âmbito do Judiciário. Dessa forma, a partir de ação movida pela entidade, um youtuber foi condenado, em 2017, a pagar multas diárias, pois havia disponibilizado em seu canal tutoriais de como burlar o sinal legal de TV por assinatura.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

22 horas ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

22 horas ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

22 horas ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

22 horas ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

22 horas ago

Poços de Caldas abriga um dos maiores complexos para eventos

Integrado aos Centros Nacional Inn de Convenções, Hotel Village Inn oferece infraestrutura que acomoda até…

22 horas ago