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Empresa de Israel apresenta tecnologia inovadora para engajamento de torcedores no Brasil

A empresa israelense Pico Get Personal está trazendo para o Brasil uma tecnologia inovadora para equipes de qualquer modalidade esportiva interagirem com os fãs de maneira muito mais criativa e eficiente.

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Brasília DF 2/7/2020 – As oportunidades de ações criativas e exclusivas são enormes por meio da ferramenta. Todos saem ganhando, porque proporcionam aos fãs uma ótima experiência

De que maneira ter um contato mais próximo com o fã de um time de futebol, basquete e vôlei em tempos de pandemia? O novo Coronavírus, sem dúvida, está modificando a maneira de as pessoas se comportarem e interagirem com marcas, amigos e parentes.

De olho nessa tendência, a empresa israelense Pico Get Personal está trazendo para o Brasil uma tecnologia inovadora para equipes de qualquer modalidade esportiva interagirem com os fãs de maneira muito mais criativa e eficiente.

Trata-se da solução Pico, que se caracteriza por transformar fãs anônimos em pessoas mais próximas de uma marca. No mundo, esse recurso está sendo usado pela NBA, a liga de basquete profissional mais famosa do mundo, assim como por times da NFL, NHL e Bundesliga.

A plataforma se caracteriza por lançar ativações nas mídias sociais (Messenger do Facebook, Stories do Instagram e Mensagem Direta no Twitter). Esse recurso também permite a interação por meio de site ou aplicativo.

A intenção não é apenas criar uma experiência única para os fãs, mas também engajá-los e identificá-los. Assim, a ferramenta proporciona uma experiência bastante personalizada, o que ajuda a melhorar o relacionamento com a marca.

O software da Pico direciona os fãs on-line anônimos e engajados para o banco de dados da plataforma por meio de mensagens personalizadas. Além disso, faz a coleta de dados contextuais que contribuem para a montagem de campanhas voltadas para aumentar as vendas.

Como funciona

Em uma ativação, os torcedores podem receber várias perguntas relacionadas com o contexto de um time no momento. Por exemplo, podem ser encaminhadas perguntas sobre a necessidade ou não de receber notícias da equipe.

Também é possível a plataforma criar um quiz sobre o principal jogador de um time. As informações coletadas ajudam a verificar que mercadorias os fãs estão mais interessados em comprar.

Normalmente, os fãs são convidados para clicar em um link ou na legenda de uma postagem para começar uma interação. Embora o meio esportivo e o artístico tenham taxas de conversão (engajamento) acima da média, os números podem ser ainda mais expressivos, desde que sejam usadas as estratégias corretas.

É comum os usuários deixarem de clicar no link, porque o texto é muito longo. Também é frequente ignorar a Chamada para a Ação (CTA), quando ela não causa um grande impacto na audiência.

Para evitar que isso aconteça, o software da Pico conta com um recurso denominado “Imagem Clicável”, em que os fãs são redirecionados para uma ativação (campanha) logo depois de clicarem na imagem.

Esse processo se caracteriza por ser muito simples e fácil para os torcedores de um time ou admiradores de um artista. Por meio desses recursos, é possível conseguir uma taxa de conversão bastante superior à performance de campanhas de marketing digital em outros segmentos.

Novo cenário

A tecnologia da Pico tem como grande diferencial se adaptar à estratégia de marketing digital de uma marca. Para isso, conta com recursos diferenciados que transformam fãs anônimos em torcedores identificados e engajados, que estarão mais estimulados a comprar e consumir produtos.

Podem ser criadas campanhas para promover a venda de ingressos e de mercadorias ou serviços, que são comercializados pelos patrocinadores de um time. Dependendo do nível de interação com o torcedor, pode ser feita uma oferta personalizada, o que eleva bastante as chances de sucesso da campanha.

A ferramenta permite enviar mensagens diretas para as contas dos fãs nas redes sociais para destacar ofertas de última hora. Para o conteúdo ser mais atraente são analisados os perfis dos torcedores, com base em informações coletadas pelo software.

A plataforma pode, inclusive, promover ações interativas durante o intervalo das partidas. É uma maneira de manter o público mais envolvido com uma equipe de basquete, por exemplo. Qual torcedor não gostaria de aparecer no telão de um ginásio ao lado de um grande ídolo?

Para se ter uma ideia do poder da tecnologia da Pico, um time de basquetebol de Israel, usou a plataforma para fazer uma parceria com a fabricante de tênis Nike. O objetivo era aumentar o número de vendas da companhia norte-americana entre os torcedores do time.

A meta foi alcançada e a Nike conseguiu um engajamento expressivo de fãs israelenses nas redes sociais. Isso é fundamental não apenas para expandir a interação, mas também para promover outras campanhas de marketing com foco no crescimento das vendas.

“As oportunidades de ações criativas e exclusivas são enormes por meio da ferramenta. Assim, todos saem ganhando, porque proporcionam aos fãs uma ótima experiência”, afirmou o CEO da Pico, Asaf Nevo

Pico já se encontra em evolução de contratos com alguns times brasileiros e em breve o mundo digital dos torcedores será revolucionado.

Website: http://www.picogp.com

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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