CARREIRA

ESPM Rio promove curso sobre assessoria X redação

Raphaela Ribas - O Globo - ESPM Rio - curso de extensão - assessoria de imprensa X redação
A jornalista (e professora) Raphaela Ribas (Imagem: divulgação)

Assessoria de imprensa x redação: as redações mudaram, logo, o assessor precisa se adequar para se destacar. Esse é o tema do curso de extensão promovido pela ESPM Rio, com Raphaela Ribas. Inscrições abertas

Profissionais que trabalham — ou querem trabalhar — no ramo de agências de comunicação podem se matricular no curso de extensão da ESPM Rio. Nos dias 9 e 10 de agosto, a faculdade realizará o módulo Assessoria de imprensa x redação: as redações mudaram, logo, o assessor precisa se adequar para se destacar. Com inscrições abertas, as aulas terão a jornalista Raphaela Ribas como professora.

Repórter de O Globo, Raphaela Ribas escreve principalmente sobre o mercado imobiliário. Atualmente em redação, a professora do curso de extensão oferecido pela ESPM Rio já esteve do “outro lado do balcão”. Em assessoria de imprensa, passou pela Approach, agência que figura da lista de “Mestres do Jornalismo” do Prêmio Comunique-se, e chegou a ser coordenadora de comunicação da FGuaraná.

No curso de assessoria de imprensa X redação, Raphaela Ribas pretende ajudar a tornar mais produtiva a parceria entre os dois nichos. Para isso, ela pretende abordar (até para serem evitados) os principais erros que acontecem na hora de “vender” uma sugestão de pauta para determinado repórter. O dia a dia de uma redação e as nuances dos veículos de mídia também serão destacados no curso de extensão da ESPM.

Conteúdo

Além de mostrar como é a rotina de uma redação, o curso assessoria de imprensa X redação contará com os seguintes tópicos:

  • Como a comunicação hoje deve ser pensada de forma integrada e estrategicamente;
  • Qual o perfil do assessor para o mercado atual;
  • Como cultivar o relacionamento cliente e jornalista;
  • Conteúdo: O que é notícia;
  • Principais erros em releases. E como acertar;
  • Multiplataforma: quais os canais estratégicos para o cliente;
  • Papel dos influenciadores;
  • Abordagem: Depois do conteúdo finalizado e mapeado, como abordar o jornalista e realizar o follow up com resultados;
  • Como conduzir encontros com jornalistas;
  • Gerenciamento de crise;
  • Modelos de assessorias. Públicas e privadas, home-office, quanto cobrar, MEI e clientes próprios.

Investimento

Para participar do curso livre da ESPM do Rio de Janeiro, o interessado deve investir R$ 780,00. As inscrições devem ser feitas por meio da internet. A equipe de comunicação da faculdade destaca que o valor pode ser parcelado em até seis vezes no cartão de crédito. Para dúvidas sobre o curso — e até formas de pagamento –, a instituição de ensino superior deixa disponibiliza o e-mail cursos@espm.br e os telefones 21-2216-2002 e 21-2216-2102.

Serviço

O quê?
Curso Assessoria de imprensa x redação: as redações mudaram, logo, o assessor precisa se adequar para se destacar

Quando?
9 de agosto (sexta), das 18h às 22h
10 de agosto (sábado), das 8h às 17h

Como participar?
Inscrições disponíveis até dia 5 de agosto

Onde?
ESPM Rio (Rua do Rosário, 90 – Centro)

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR