Portal Comunique-se publica artigo do jornalista Adalberto Piotto. Em análise, a postura a ser adotada por quem se propõe a ser entrevistador de sucesso
Falo isso motivado por um programa que vejo na TV a cabo brasileira diante de um entrevistado ímpar. Uma questão num programa de entrevista não é igual a uma pergunta numa entrevista de repórter. Este último quer apenas um complemento para uma reportagem.
O primeiro, mais autoral, faz da entrevista em si o principal. Só se tem a entrevista pra mostrar. Daí, o entrevistador tem de fazer a questão evoluir da condição da simples pergunta. A questão não pode se resumir à modesta e pobre inquirição de um pelo outro.
O entrevistador tem de ir além e construir, em boa parte das vezes, uma conversa de alto nível expondo conhecimento e opinião sobre o assunto. Ter perguntas dissertativas que explicitem um ponto de vista, que agregue um conhecimento e provoque no entrevistado. Naturalmente, o desafio de ir ainda mais além no conteúdo discutido. E eles vão quando se percebem diante deste desafio.
Perguntas mais longas, desde que demonstrem conhecimento teórico e lógico do assunto, demonstram igualmente respeito intelectual ao entrevistado. Nunca tiram dele tempo de resposta. Até porque a resposta é dele e se deverá dar o devido tempo pra que explicite seu ponto de vista igualmente dissertativo.
O entrevistador não se expor na entrevista resulta num trabalho sem peso porque não gera avanços na discussão e explicita o desconhecimento do assunto e do entrevistado ou sua covardia intelectual.
No mundo de hoje, no desejo da transparência, da clareza da conversa, da necessidade premente de honestidade intelectual que temos, o entrevistador precisa se expor em suas perguntas.
Se não o fizer, corre o sério risco de o entrevistado também não fazer ou ir até a metade de suas opiniões por ausência de demanda. Daí, para que serve a entrevista?
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…
– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…
A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…
No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…