Portal Comunique-se publica artigo do jornalista Adalberto Piotto. Em análise, a postura a ser adotada por quem se propõe a ser entrevistador de sucesso
Falo isso motivado por um programa que vejo na TV a cabo brasileira diante de um entrevistado ímpar. Uma questão num programa de entrevista não é igual a uma pergunta numa entrevista de repórter. Este último quer apenas um complemento para uma reportagem.
O primeiro, mais autoral, faz da entrevista em si o principal. Só se tem a entrevista pra mostrar. Daí, o entrevistador tem de fazer a questão evoluir da condição da simples pergunta. A questão não pode se resumir à modesta e pobre inquirição de um pelo outro.
O entrevistador tem de ir além e construir, em boa parte das vezes, uma conversa de alto nível expondo conhecimento e opinião sobre o assunto. Ter perguntas dissertativas que explicitem um ponto de vista, que agregue um conhecimento e provoque no entrevistado. Naturalmente, o desafio de ir ainda mais além no conteúdo discutido. E eles vão quando se percebem diante deste desafio.
Perguntas mais longas, desde que demonstrem conhecimento teórico e lógico do assunto, demonstram igualmente respeito intelectual ao entrevistado. Nunca tiram dele tempo de resposta. Até porque a resposta é dele e se deverá dar o devido tempo pra que explicite seu ponto de vista igualmente dissertativo.
O entrevistador não se expor na entrevista resulta num trabalho sem peso porque não gera avanços na discussão e explicita o desconhecimento do assunto e do entrevistado ou sua covardia intelectual.
No mundo de hoje, no desejo da transparência, da clareza da conversa, da necessidade premente de honestidade intelectual que temos, o entrevistador precisa se expor em suas perguntas.
Se não o fizer, corre o sério risco de o entrevistado também não fazer ou ir até a metade de suas opiniões por ausência de demanda. Daí, para que serve a entrevista?
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…