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Exclusivo: CNN Brasil fecha parceria comercial com o YouTube

cnn brasil - parceira comercial do youtube
(Imagem: Divulgação)

Canal de notícias passa a integrar o time de parceiros da plataforma

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Desde que foi implementada, em março de 2020, a CNN Brasil reforça o intuito de ser uma empresa de comunicação para além da televisão. Nesta sexta-feira, 10, a marca deu mais um passo nesse sentido e fechou parceria com o YouTube no âmbito comercial, passando a ser um sales partner da plataforma de vídeos mantida pelo Google.

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Com o acerto, confirmado com exclusividade pela reportagem do Portal Comunique-se, a CNN Brasil está credenciada a comercializar mídia no YouTube diretamente aos seus potenciais anunciantes. Ou seja: a emissora, que tem o empresário Rubens Menin como proprietário, poderá fazer a chamada venda direta de ads na plataforma — e, consequentemente, monetizar sem intermediações.

Diante da nova parceria, clientes poderão comprar espaços publicitários nos canais mantidos pela emissora no YouTube. Vice-presidente comercial da CNN Brasil, Mauricio Kotait valoriza a estratégia multimídia do projeto de comunicação. “Essa é a nossa escolha de plataforma para alcançar de forma mais abrangente os consumidores, oferecendo todo nosso conteúdo, de hard news a soft news, aos anunciantes”, comenta o executivo que assumiu a posição em agosto.

Temos uma marca fortemente distribuída

Para Kotait, a parceria com o YouTube permitirá que marcas façam campanhas de 360 graus, podendo fechar pacotes de anúncios que contemplem as mais diversas mídias. Isso porque além da televisão por assinatura, a CNN Brasil tem vez no rádio, na internet, nas redes sociais e — agora — na monetização da plataforma de vídeos do Google. “Realmente temos uma marca fortemente distribuída. Somos os mais completos do mercado”, avalia o VP comercial.

A CNN Brasil no YouTube

A parceria comercial entre CNN Brasil e YouTube é válida para todos os canais mantidos pela emissora jornalística na plataforma. Sim, canais, no plural. Atualmente, a empresa mantém ativos quatro canais diferentes no ambiente audiovisual. O principal soma 2,25 milhões de inscritos e quase 690 milhões de visualizações. Há, ainda, os espaços dedicados exclusivamente aos conteúdos voltados às bandeiras ‘Soft’, ‘Business’ e ‘Viagem & Gastronomia’.

Pelos canais no YouTube, a CNN Brasil disponibiliza a sua programação ao vivo, 24 horas por dia, além de divulgar trechos de atrações, como entrevistas e análises. Além disso, a empresa de comunicação conta com projetos exclusivos para a internet. É o caso, por exemplo, do ‘Horário de Brasília’ — podcast semanal que rendeu à dupla Daniela Lima e Renata Agostini o troféu do Prêmio Comunique-se 2021 na categoria ‘Jornalista Podcaster’.

Google em favor do jornalismo

O acerto com a CNN Brasil não é algo inédito no Google (empresa responsável pelo YouTube). A big tech mantém o programa chamado Google News Initiative (GNI), que promove ações para auxiliar na digitalização (e monetização) de veículos de comunicação. Isso no Brasil e em todo o mundo. Uma das iniciativas é justamente o de sales partner do YouTube.

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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