CARREIRA COMUNICAÇÃO

Facebook e Agência Lupa oferecem curso gratuito de checagem de fatos

lupa curso checagem

Em outubro, será realizado em São Paulo um workshop gratuito de checagem de fatos para universitários e profissionais de comunicação. A iniciativa é da Agência Lupa e tem apoio do Facebook, CBN, Catraca Livre e revista piauí. As empresas se uniram para criar o módulo dentro do Festival Piauí GloboNews de Jornalismo.

“A checagem de fatos é essencial para garantir um jornalismo de qualidade e ajudar na construção de comunidades mais informadas, com pessoas mais conscientes sobre o conteúdo que consomem na internet e fora dela”, afirma a responsável pela área de parcerias com veículos de imprensa na América Latina do Facebook, Cláudia Gurfinkel.

Como vai funcionar

Fundadora e diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila, as oficinas vão mostrar a história do fact-checking, apresentar nossa metodologia de trabalho, navegar junto com os alunos nas principais bases de dados do país e conhecer as mais novas ferramentas digitais para enfrentar notícias falsas. As aulas serão super práticas.

A oportunidade oferece dois workshops com até 14 pessoas cada, sendo um exclusivo a estudantes universitários de qualquer curso e outro apenas para profissionais de comunicação de todo o Brasil. As oficinas terão quatro horas de duração cada e acontecerão nos próximos dias 7 e 8, respectivamente, das 8h às 12h, no Colégio Dante Alighieri, na capital paulista.

É importante lembrar que 18 das 28 vagas são destinadas a estudantes universitários e profissionais de comunicação de fora do Estado de São Paulo, que terão transporte e hospedagem custeados pelos organizadores.

Como se inscrever

A piauí divulgou em seu site detalhes do regulamento. Veja, abaixo, as regras para se inscrever:

Para estudantes
Vagas:

  • Para universitários que moram na cidade de São Paulo (SP): 4
  • Para universitários que moram em outras cidades do país: 10

Regras:

  • Só deverão participar do processo de seleção da Lupa os universitários que moram no Brasil e têm disponibilidade prévia para estar na cidade de São Paulo entre os dias 6 e 7 de outubro de 2017.
  • Poderão participar do processo de seleção da Lupa universitários de qualquer curso de graduação. Estão excluídos, portanto, alunos dos cursos de pós-graduação.
  • Só deverão se inscrever no processo de seleção da Lupa universitários que não participaram de nenhuma outra oficina presencial de checagem oferecida pela agência até agora.
  • Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição para universitários e responder as duas perguntas nele formuladas dentro dos critérios estabelecidos. A Lupa avaliará a clareza e objetividade dessas respostas.
  • Os participantes que se inscreverem no processo de seleção concordam com os termos nele estabelecidos. Comprometem-se a estar presentes na oficina na data pré-definida e a arcar com os custos de alimentação, seguro médico, transporte local (dentro da cidade de São Paulo) e demais gastos pessoais ao longo do evento. Isentam a Lupa e seus parceiros de qualquer responsabilidade frente a companhias aéreas, hotéis e local de realização das oficinas. Confirmam disposição para participar de gravação de vídeos institucionais e também em ceder gratuitamente seu direito de imagem para promoção do evento.
  • Os selecionados para a oficina não terão acesso gratuito às mesas do Festival piauí GloboNews de Jornalismo por se tratar de eventos diferentes. Os 28 participantes da oficina da Lupa receberão por e-mail um código especial para um desconto de 50% numa eventual compra de entradas para o festival. O uso desse código e a compra de entradas é opcional e não tem qualquer interferência no processo de seleção da Lupa. Acesse o site divulgado pela revista piauí para qualquer outra informação sobre o evento.

Período de inscrição: De 10h do dia 13 de setembro de 2017 até 10h do dia 17 de setembro de 2017
Divulgação da lista de selecionados: 20 de setembro de 2017

Para profissionais formados
Vagas:

  • Vagas para profissionais que moram na cidade de São Paulo: 4
  • Vagas para profissionais que moram em outras cidades do país: 8

*Como apoiadores do evento, a CBN e o Catraca Livre indicarão dois profissionais para ocupar outras duas vagas na oficina da Lupa, totalizando 14 participantes.

Regras:

  • Só deverão participar do processo de seleção da Lupa profissionais graduados em Jornalismo ou Comunicação Social que moram no Brasil e têm disponibilidade prévia para estar na cidade de São Paulo entre os dias 7 e 8 de outubro de 2017.
  • Não é necessário estar empregado para participar do processo de seleção da Lupa.
  • Só deverão se inscrever no processo de seleção da Lupa profissionais que não participaram de nenhuma outra oficina presencial de checagem oferecida pela agência até agora.
  • Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição para profissionais e responder as duas perguntas nele formuladas dentro dos critérios estabelecidos. A Lupa avaliará a clareza e objetividade dessas respostas.
  • Os participantes que se inscreverem no processo de seleção concordam com os termos nele estabelecidos. Comprometem-se a estar presentes na oficina na data pré-definida e a arcar com os custos de alimentação, seguro médico, transporte local (dentro da cidade de São Paulo) e demais gastos pessoais ao longo do evento. Isentam a Lupa e seus parceiros de qualquer responsabilidade frente a companhias aéreas, hotéis e local de realização das oficinas. Confirmam disposição para participar de gravação de vídeos institucionais e também em ceder gratuitamente seu direito de imagem para promoção do evento.
  • Os selecionados para a oficina não terão acesso gratuito às mesas do Festival piauí GloboNews de Jornalismo por se tratar de eventos diferentes. Os 28 participantes da oficina da Lupa receberão por e-mail um código especial para ter um desconto de 50% numa eventual compra de entradas para o festival. O uso desse código e a compra de entradas é opcional e não tem qualquer interferência no processo de seleção da Lupa. Acesse o site divulgado pela revista piauí para qualquer outra informação sobre o evento.

Prazos: Período de inscrição: De 10h do dia 13 de setembro de 2017 até 10h do dia 17 de setembro de 2017
Divulgação da lista de selecionados: 20 de setembro de 2017

Oficinas Lupa de Checagem – Festival piauí GloboNews 2017

Quer aprender a checar informações? De graça? Nos dias 7 e 8 de outubro, estaremos no FESTIVAL PIAUÍ GLOBONEWS DE JORNALISMO, treinando duas turmas de até 14 pessoas. Nossos workshops de checagem – um só para universitários e outro só para profissionais da comunicação – acontecerão em São Paulo (SP), mas, graças ao apoio institucional do Facebook Journalism Project e aos parceiros CBN, Catraca Livre e revista piauí, conseguiremos reunir no Colégio Dante Alighieri representantes de todo o país. Saiba como se inscrever para disputar uma das vagas em http://bit.ly/2y35YpW.#AgênciaLupa #OficinaLupa #LupaEducação

Publicado por Agência Lupa em Quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Acompanhe as publicações do Portal Comunique-se nas redes sociais:

instagram-comuniquese1youtube-comuniquese1

 

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli, a repórter Nathália Carvalho e a trainee Tácila Rubbo.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino
/* ]]> */