COMUNICAÇÃO

“Fazer humor é surpreender as pessoas”, diz roteirista do GNT

Gustavo Martins - roteirista do GNT - humor - imprensa mahon
Gustavo Martins e Krishna Mahon (Imagem: divulgação/Imprensa Mahon)

Imprensa Mahon, canal parceiro do Portal Comunique-se, apresenta vídeo da entrevista com Gustavo Martins. Com passagens por atrações de humor, como ‘The Noite’ e ‘Programa do Porchat’, ele é roteirista do ‘Papo de Segunda’ (GNT)

O roteirista Gustavo Martins, do ‘Papo de Segunda’ (GNT), e que já trabalhou no ‘Programa do Porchat’, no ‘The Noite’ e no ‘Furo MTV’, deu entrevista à Imprensa Mahon. Na conversa com Krishna Mahon, ele deu dicas para os roteiristas iniciantes.

“O primeiro passo é ir atrás de como é um projeto, de como é um roteiro, entender como é uma bíblia. Há muita coisa disponível na Internet”, disse. Gustavo Martins mantém o podcast ‘Rolero’. No programa transmitido online, ele entrevista roteiristas, oferece roteiros para download e indica livros sobre roteiro.

Para os iniciantes, Gustavo sugere partir para a ação. “Tente juntar seus amigos e fazer algo para a internet. Não faça preocupado em se o material será descoberto ou se ele vai te levar para a HBO. O objetivo é você aprender um pouco o processo. Saber o que é seu roteiro e como é transformá-lo em realidade. Esse exercício do filmar é maravilho e participar de uma equipe de gravação ajuda a entender que o buraco é infinitamente mais embaixo”, ensina o roteirista do canal GNT.

Questionado por Krishna Mahon sobre como é roteirizar e não dirigir, Gustavo Martins respondeu sobre as distinções entre as funções. “Há várias situações diferentes. Já trabalhei escrevendo série e foi mesmo difícil não estar lá no set. Imprevistos acontecem e quem está na produção precisa tomar uma decisão. Para quem é diretor, se está fazendo comédia, é importante ter um roteirista no set”.

Roteirista X diretor

O roteirista ainda falou sobre como é atuar na função fora do Brasil. “Nos Estados Unidos, os roteiristas têm papel mais forte em séries. O showrunner normalmente é um roteirista – e é ele o quem escolher diretor. O roteirista é o cara que tem a visão e isso tem a ver com as séries deles serem tão boas. Não quero falar mal de diretor, mas o roteirista é o cara que teve a ideia e que sabe qual história que está sendo contada”.

Assista ao vídeo:

Podcast Rolero

O podcast ‘Rolero’ é um programa que a cada episódio lê e oferece para download um roteiro (ou tradução) original, seja do roteirista entrevistado da semana, seja de uma série que os apresentadores estão assistindo. Alguns dos episódios:

Fábio Porchat

Arnaldo Branco

Paula Sabagga

SOBRE O AUTOR

avatar

Krishna Mahon

Graduada em jornalismo e cinema, com curso de extensão em ficção científica pela Universidade de Michigan (EUA) e bagagem considerável pelo meio televisivo - meio em que atua há mais de 20 anos. Já passou por Rede Minas, Discovery, Mixer Films. De 2010 a maio de 2018, fez parte da equipe da A&E Television, onde já foi produtora executiva e respondeu como diretora de conteúdo original dos quatro canais da empresa: History, A&E, Lifetime e H2. Agora, traz para o Portal Comunique-se a "Imprensa Mahon", projeto que está no ar no YouTube desde 2016.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se