Covid: Fenaj cria abaixo-assinado pela vacinação de jornalistas

A medida é parte de campanha realizada em conjunto com os sindicatos de jornalistas de cada estado

Com o objetivo de ampliar a imunização contra a Covid-19 entre os profissionais de imprensa, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) iniciou um abaixo-assinado para incluir a categoria nos grupos prioritários. O documento digital foi criado na última sexta-feira, 21, após o anúncio de inclusão dos jornalistas na campanha de imunização da Bahia.

Leia mais:

O abaixo-assinado é fruto da união entre a federação e os sindicatos de cada estado. Segundo texto enviado à imprensa, a ação organizada pelas entidades já passou por outras etapas, como a notificação de Secretarias de Saúde, a pressão ao Congresso Nacional para a criação de um projeto de lei que insira a categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI) e mobilização em redes sociais.

O objetivo, agora, é permitir a participação de mais jornalistas na campanha pela vacinação. Após o recolhimento das assinaturas, o documento será enviado ao Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Um dos pontos defendidos pela Fenaj para a inserção da imprensa no PNI é o número de profissionais mortos pela Covid-19 no Brasil. Em ranking divulgado pela própria entidade, o país ocupa o primeiro lugar, com o registro de morte de um jornalista por dia.

“Ocorre que os jornalistas também são vítimas desta pandemia, justamente no exercício de seu trabalho. Levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) mostra que o Brasil é o país com maior número de mortes de jornalistas em decorrência da Covid-19”, ressalta a Fenaj em manifesto pela imunização dos profissionais da imprensa.

Compartilhe
0
0
Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

Recent Posts

Branding cresce em 2025: inovação e estratégia guiam nova geração de estúdios

O mercado de branding crescerá em 2025, impulsionado por inovação, personalização e cocriação. A inteligência…

16 horas ago

Inovações logísticas impactam resultados do e-commerce

Especialista da Vanderlande afirma que consumidores buscam cada vez mais agilidade no processo de entrega…

16 horas ago

Do campo à mesa: o produtor é a chave para uma ceia segura

O trabalho do produtor rural reflete na qualidade do produto que chega ao mercado, trazendo…

16 horas ago

Estudo aponta dados da sondagem industrial

O estudo aponta que o nível de estoques da indústria retornou ao patamar planejado pelas…

16 horas ago

Metodologia BIM ganha força na construção civil

Modelos digitais e integrados visam otimizar recursos, reduzir desperdícios e detalhar os empreendimentos imobiliários

16 horas ago