CARREIRA INFORME PUBLICITÁRIO

Ferramentas de recuperação de dados: por que é importante ter em seu negócio?

recovery - ferramentas - negocio - capa
(Imagem: gustavofrazao/Depositphotos)

Nos dias de hoje, em qualquer negócio é gerado um grande número de dados a cada dia.

Seja informações sobre os seus clientes, dados de usuários dos aplicativos ou anotações e arquivos importantes de cada projeto, estes tornam-se ativos importantes para uma empresa e fundamentais para o seu funcionamento.

Então a proteção desses dados torna-se muito importante e as empresas devem investir em ferramentas de recuperação de dados.

Importância no mercado

Com o avanço tecnológico da internet, o modelo de negócio alterou-se e o principal valor de uma empresa passou a ser os seus dados gerados.

Gigantes tecnológicas como a Google ou Facebook geram milhões de dados diariamente sobre os seus usuários. Dados esses que são depois vendidos a preços exorbitantes, para outras empresas que pretendem analisar cada usuário, para entender quais as suas necessidades e assim potencializar um negócio novo, atraindo um novo cliente.

Como vê, esses dados valem muito dinheiro e poder, sendo que se forem perdidos por algum acidente ou erro humano, produzem perdas significativas para qualquer empresa.

Porém, se o seu negócio é bem mais pequeno que as empresas líderes no mercado, estes aplicativos de recuperação de dados tornam-se fundamentais também, podendo mesmo levar a quebras de contrato importantes.

redes

À medida de qualquer empresa

Um negócio movimenta pessoas, bens e dinheiro. Sendo que todos se evoluem através dos dados que os interligam.

Mesmo de pequena dimensão, uma empresa ou negócio necessita de armazenar dados relativos aos seus clientes. Dados fundamentais para serem analisados, com o objetivo de criar novos negócios futuros.

Também informações relativamente a negócios e contratos realizados permanecem guardados em algum computador da empresa. Imagine perder um destes arquivos que contêm informações preciosas, devido a uma avaria do computador, disco ou outro acidente.

Certamente toda a produção será afetada, pois os dados tornam-se inacessíveis, comprometendo todo o seu negócio e afetando a sua boa imagem perante clientes.

Resolva esses problemas antecipadamente, com um bom software de recuperação de arquivos, para não encontrar nenhum contratempo que lhe irá prejudicar.

Problemas mais comuns

Por vezes pode acontecer um arquivo ficar infectado por um vírus e assim se tornar inacessível nem recuperável, perdendo esses dados para sempre.

Também o erro humano existe frequentemente em empresas, quando um funcionário deleta um arquivo da lixeira por acidente. Certamente que já aconteceu em muitos negócios, mas através de aplicativos avançados, como o Recoverit, por exemplo, já é possível resolver esse tipo de problemas facilmente.

recoverit

Quando a inicialização do sistema operacional Windows se torna impossível, devido a algum problema no computador, todos os dados que estavam armazenados no seu disco tornam-se limitados ao acesso. Para um negócio, a velocidade a que se acessa aos dados pode ser crucial para fechar negócio com clientes novos e assim superar empresas rivais.

A capacidade para recuperar arquivos de dispositivos externos também é garantida, para todos os tipos de mídia de armazenamento como disco rígido externo, SSD, cartão de memória ou PEN USB. Da mesma forma é possível tratar de iPods, reprodutores de vídeo e das antigas disquetes.

Igualmente, uma ferramenta de recuperação de dados permite resgatar arquivos contidos em uma repartição perdida do disco. Mesmo sendo uma tarefa difícil de executar, estes aplicativos têm recursos poderosos para acessar a quaisquer parte do disco, mesmo estragado ou avariado.

widgets

Para quaisquer dados

Após o aplicativo escanear o diretório que contém os dados você pretende recuperar, você terá a opção de salvar todos os arquivos existentes, de qualquer tipo, estando disponíveis mais de 1000 formatos.

Todos os documentos do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint), arquivos PDF, Adobe, páginas web e Ebooks são resgatáveis, não existindo limitações.

Também arquivos mídia estão disponíveis, com fotos, vídeo e áudio. Todos os principais formatos de cada um estão disponíveis, destacando-se os formatos JPG, PNG, GIF, AVI, MP4, WMV, MP3, WAV, OGG, entre muitos outros.

Como não poderia faltar, estão do mesmo modo incluídos arquivos de email, ZIP e RAR.

arquivos

Passos simples e com documentação

Quase todos os aplicativos de recuperação de arquivos possuem uma interface gráfica simples e acessível para qualquer usuário sem experiência.

Assim como, possuem também um sistema de simples passos, a executar para recuperar os seus arquivos. Normalmente em 3 passos é possível recuperar os dados, selecionando o modo de recuperação a realizar, seguido pela tarefa de escanear e no fim o usuário consegue visualizar e selecionar os arquivos a recuperar.

Outra mais-valia destas ferramentas de recuperação de dados encontra-se na documentação atualizada e bem informativa existente nos seus websites, muitas vezes até com suporte 24 horas através de um técnico assistente.

Considerações finais

Atualmente existem planos direcionados para empresas, com preços em conta e disponibilizados em pacotes, à medida de cada negócio. Com a evolução da tecnologia, os softwares de recuperação de arquivos disponibilizam um aplicativo poderoso e compatível com qualquer sistema operacional, com o objetivo de resolver todos os problemas existentes nesse mercado e ajudando assim as empresas nessa tarefa.

Assim que uma empresa adquire uma ferramenta de recuperação de dados, consegue assim poupar em suporte técnico exclusivo da empresa, que normalmente é bastante caro, tanto em salário como na aquisição de componentes.

Através destes aplicativos, o seu negócio torna-se mais seguro e com futuro, protegendo os seus dados de qualquer problema.

O seu precioso tempo será mais focado no desenvolvimento do seu produto ou negócio, do que em complicações com avarias e atrasos nos serviços devido à perda de dados.

Torne-se em uma empresa moderna e adapte-se às tecnologias existentes, pois estas existem com o motivo de o ajudar a crescer.

O uso destes aplicativos é recomendado para um negócio em qualquer tamanho, seja embrionária com uma equipe pequena, até empresas grandes e bem estabelecidas que atuam em várias partes do mundo com negócios avaliados em milhões de reais.

E a melhor funcionalidade é a versatilidade destes softwares, pois se adaptam tanto ao uso pessoal num ambiente em casa, como possuem todos os recursos e as funcionalidades necessárias para ajudar um negócio a evoluir.

Tags

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 29 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há dez anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

Prêmio Comunique-se