Folha demite jornalistas, junta editorias e enxuga sucursal no Rio

Ao menos 10 jornalistas deixaram a redação da Folha de S. Paulo na tarde desta quinta-feira, 8. A direção do jornal iniciou a onda de cortes ao informar – internamente – que as equipes de duas editorias então distintas vão passar a trabalhar juntas: ‘Cotidiano’ e ‘Esportes’. Além disso, a sucursal no Rio de Janeiro passará por mudanças, com enxugamento do quadro de funcionários e mudança de escritório.
A junção das duas editorias será mais sentida no conteúdo desportivo. Então com “vida própria” no impresso, o caderno de ‘Esportes’ deixa de existir para ocupar algumas páginas do espaço dedicado a noticiar o que ocorre no dia a dia, principalmente na Região Metropolitana de São Paulo. No online, devido ao período olímpico e paralímpico, a parte esportiva figura, por enquanto, como subcanal de ‘Rio 2016’.
Com a decisão da direção do veículo de comunicação, a equipe esportiva é, até agora, a mais afetada com o passaralho de agora. Seis dos jornalistas que se dedicavam a cobrir futebol e outras modalidades foram dispensados. As demissões acontecem exatamente no primeiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.
Além dos profissionais de ‘Esportes’, pelo menos seis jornalistas de outras editorias deixaram a redação da Folha de S. Paulo nesta quinta. Demissões devem ocorrer até o fim de semana na sucursal do Rio de Janeiro. De acordo com fontes contatadas pela reportagem do Portal Comunique-se, o escritório na capital fluminense – atualmente no centro – deverá mudar de local e a equipe de repórteres locais será reduzida.
Até o momento, a direção do jornal não se posicionou oficialmente a respeito das mudanças. A reportagem do Portal Comunique-se enviou e-mail para o editor-executivo Sérgio Dávila e aguarda retorno.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Conjunto penal de Itabuna lança livro produzido pelos internos

Resultado de uma Oficina Literária, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça da Bahia,…

17 segundos ago

MPD Engenharia apresenta embaixadores da marca

A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 40 anos de atuação, anuncia parceria…

27 minutos ago

Conjunto penal de Itabuna lança livro produzido pelos internos

Os internos, por meio desta obra, compartilham suas experiências, reflexões e perspectivas

30 minutos ago

MPD Engenharia apresenta embaixadores da marca

Quatro influenciadores digitais especialistas do setor imobiliário promoverão produtos da empresa para o Centro-Oeste, Sul,…

32 minutos ago

Relatório aponta dados sobre investimentos na indústria

Conforme informado no Panorama da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no relatório Investimentos na Indústria,…

57 minutos ago

Congresso de ESG já tem mais de 150 palestrantes confirmados

O Congresso Nacional de ESG já conta com mais de 150 palestrantes confirmados. Entre os…

3 horas ago